Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como comer bem fora de casa se você tem diabetes

Para comer bem fora de casa mesmo quando se tem diabetes, deve-se pedir sempre salada como prato de entrada e evitar refrigerantes e sobremesas doces no final da refeição.

Além disso, também é importante procurar um local com várias opções de pratos ou que já seja conhecido por oferecer preparações com poucas gorduras e açúcares.

7 dicas para comer bem no restaurante

A seguir estão 7 dicas para fazer boas escolhas e manter a diabetes controlada sempre que comer fora de casa.

1. Escolher um local com várias opções

Escolher um local com várias opções de comida facilita fazer uma escolha saudável e saborosa. Deve-se preferir restaurantes self-service, onde é possível escolher o que adicionar no prato e que quantidade colocar.

Os restaurantes a la carte não são boas escolhas porque é difícil saber como a preparação é feita, além de não ser possível escolher as quantidades a serem servidas.

Preferir restaurante self-servicePreferir restaurante self-service

2. Comer salada

É importante que o diabético sempre coma salada nas refeições principais, e alimentos integrais nos lanches, como pães e biscoitos integrais.

As fibras presentes nos legumes e nos alimentos integrais irão ajudar a evitar o aumento exagerado da glicemia depois das refeições, mantendo a diabetes sob controle.

Comer salada de entrada ao invés de petiscosComer salada de entrada ao invés de petiscos

3. Escolher apenas uma fonte de carboidrato

Deve-se escolher apenas uma fonte de carboidrato: arroz, macarrão, purê, farofa ou batata-doce. Também é importante evitar colocar dois ou mais desses alimentos no prato, pois eles favorecem o aumento rápido da glicemia, e sempre deve-se preferir a versão integral do arroz e do macarrão.

Escolher apenas uma fonte de carboidratoEscolher apenas uma fonte de carboidrato

4. Evitar refrigerantes e sucos naturais

Deve-se evitar refrigerantes porque são ricos em açúcar, e o mesmo vale para os sucos naturais de frutas, que contêm o açúcar natural das frutas e muitas vezes trazem mais açúcar adicionado para melhorar o sabor. Além disso, os sucos não contêm as fibras da fruta natural, o que faz com que o açúcar no sangue aumente rapidamente. As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, sendo as melhores opções água, chá ou um café após a refeição.

Beber água, chá ou caféBeber água, chá ou café

5. Evitar molhos

Deve-se evitar molhos que contenham creme de leite, queijos, ketchup, caldos de carne ou de galinha ou farinha de trigo, pois esses ingredientes são ricos em gorduras e carboidratos que favorecem o aumento da glicemia.

Assim, o diabético deve preferir molhos de tomate, de iogurte, de mostarda, de pimenta ou o molho vinagrete, ou deve temperar a salada e a carne com gotas de limão e ervas como alecrim, salsa e orégano.

Preferir molhos de tomate, mostarda, pimenta ou vinagretePreferir molhos de tomate, mostarda, pimenta ou vinagrete

6. Preferir carnes cozidas ou assadas

Deve-se preferir carnes cozidas ou assadas, de preferência sem molhos, e evitar frituras e preparações empanadas, pois contêm mais gorduras que fazem a glicemia aumentar e favorecem doenças cardiovasculares.

Preferir carnes cozidas ou assadasPreferir carnes cozidas ou assadas

7. Evitar sobremesas

É importante evitar o consumo de sobremesas principalmente ao comer fora de casa, pois é comum que essas preparações nos restaurantes sejam feitas com excesso de açúcar e gordura, ingredientes que realçam o sabor e atraem mais clientes.

Assim, deve-se preferir frutas ou saladas de frutas, lembrando de consumir apenas uma unidade de fruta ou uma fatia em cada refeição.

Comer fruta na sobremesa e evitar docesComer fruta na sobremesa e evitar doces

Dicas para manter a glicemia sob controle

Além das dicas sobre os melhores alimentos para o diabético ao comer fora de casa, também é importante ter alguns cuidados, como:

  • Evitar pular refeições por saber que vai comer fora de casa, pois deixar de lanchar nos horários adequados faz com que a glicemia aumente ainda;
  • Se fizer uso de insulina rápida ou ultrarrápida, lembrar de levar o equipamento para medir a glicemia e tomar a insulina antes da refeição, seguindo a orientação do médico;
  • Tomar os medicamentos de acordo com a orientação do médico, não aumentando a dose por saber que vai comer mais do que o habitual.

Além disso, é importante registrar a glicemia após refeições feitas fora de casa, pois isso ajuda a entender quais alimentos favorecem um aumento maior da glicemia e que devem ser evitados. Além disso, levar a refeição para o trabalho também ajuda a ter uma alimentação saudável e controlar a glicemia. Veja dicas para preparar a marmita aqui.

Manter a glicemia controlada é importante para evitar complicações da diabetes, como pé diabético e problemas de visão.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...