Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dia Fértil

O dia mais fértil da mulher é aquele em que o óvulo está devidamente maduro para receber o espermatozoide e assim concretizar a concepção. Este dia representa o meio do ciclo menstrual e ocorre mensalmente nas mulheres saudáveis, durante a sua fase reprodutiva.

Como saber o dia fértil

Para saber o dia fértil deve-se anotar num calendário os dias da menstruação durante pelo menos 3 meses, sem tomar anticoncepcional. Se a sua menstruação for regular, poderá saber exatamente quando será o período fértil e o dia mais fértil do mês. Num ciclo de 28 dias, o dia mais fértil é o 14º dia, a contar a partir do 1º dia da menstruação. Mas se a mulher tiver um ciclo irregular, saber o dia fértil é mais arriscado.

O cálculo do período fértil é muito útil para engravidar, mas para quem não quer engravidar, o ideal é não utilizar esta tabelinha e recorrer a algum método contraceptivo como a pílula ou a camisinha, por exemplo.

Sintomas do dia fértil

Os sintomas do dia fértil incluem:

  • Sensação da vagina estar mais molhada que o habitual, e
  • Muco vaginal mais elástico e semelhante à clara de ovo.

O dia fértil pode também ser observado através de um exame de ultrassom ou através de um teste de ovulação que se compra na farmácia.

Dia fértil com Clomid

O dia fértil para quem usa o Clomid, um remédio para estimular a ovulação, ocorre entre 5 e 12 dias após a toma do último comprimido da embalagem.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...