Desonida: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Atualizado em outubro 2023

A desonida é um tipo de corticoide com ação anti-inflamatória, sendo indicada para o tratamento de lesões ou inflamação da pele com sintomas de inchaço, vermelhidão ou coceira, por exemplo. A desonida faz parte da composição do medicamento Desonol, que pode ser encontrado na forma de pomada ou creme dermatológico.

A desonida também favorece a cicatrização da pele por melhorar a ação do colágeno produzido naturalmente pelo corpo, evitando a formação de queloide. 

Esse medicamento deve ser usado com indicação médica e pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, com os nomes Desonol creme ou Desonol pomada para uso dermatológico, mas também pode ser encontrado na forma de loção cremosa.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A desonida é indicada para o tratamento de inflamações na pele como eczema ou dermatoses, aliviando também a coceira, o inchaço e a vermelhidão. 

O creme dermatológico ou a loção cremosa do Desonol podem ser usados em feridas na pele ou coceira em áreas úmidas. Já o Desonol pomada, é indicado para feridas secas, sem pus e sem descamação da pele.

A desonida não deve ser usada nos olhos, na boca ou na vagina e destina-se ao tratamento de lesões na pele sensíveis aos corticosteroides, devendo ser usado com orientação médica.

Como usar

A desonida deve ser usada sobre a pele, sempre nos horários estabelecidos pelo médico, sendo recomendado lavar as mãos antes de passar o Desonol. Em seguida, aplicar uma fina camada do creme dermatológico, pomada ou loção cremosa na área afetada e massagear suavemente a pele para facilitar sua absorção. 

É importante agitar o frasco do Desonol loção cremosa antes do seu uso para misturar os componentes da fórmula.

A forma de uso do Desonol pomada, creme ou loção cremosa varia de acordo com idade e inclui:

  • Adultos: aplicar o Desonol na pele afetada de 1 a 3 vezes ao dia;
  • Crianças: aplicar o Desonol na pele afetada somente 1 vez ao dia.

Após usar o Desonol, é importante lavar as mãos, exceto nos casos em que a pomada é usada para tratar a pele das mãos. 

A duração do tratamento com desonida deve ser feito com orientação médica e até que ocorra melhora dos sintomas, não devendo ultrapassar um tempo total de 2 a 4 semanas de tratamento.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso da desonida são ressecamento da pele, coceira, irritação, vermelhidão, sensação de queimação ou ardência da pele tratada. 

Além disso, pode ocorrer inflamação na base dos pelos, formação de espinhas ou estrias na pele, ou mudanças na cor da pele tratada.

Além disso, a desonida pode ser absorvida pela pele e causar efeitos colaterais em todo o corpo que devem ser comunicados ao médico e incluem visão embaçada, dor nos olhos, aumento da sede ou da vontade de urinar, boca seca, ganho de peso, inchaço no rosto, fraqueza muscular, cansaço excessivo, náusea, diarreia ou alterações menstruais no caso de mulheres.

Quem não deve usar

A desonida não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham feridas na pele causadas por tuberculose, sífilis, herpes simples, varicela ou catapora.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que têm alergia à desonida ou outros corticoides como betametasona, hidrocortisona, clobetasol, dexametasona ou betametasona, por exemplo.

O Desonol não deve ser usado nos olhos, na boca ou na vagina, e também não deve ser usado numa grande área de pele, a menos que orientado pelo médico.