Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Curva Glicêmica

A curva glicêmica é a representação gráfica da forma como o açúcar se apresenta no sangue após a ingestão dos alimentos e demonstra a velocidade com que o carboidrato é consumido pelas células do sangue.

Curva glicêmica na gravidez

A curva glicêmica gestacional indica se a mãe desenvolveu diabetes durante a gravidez. O exame de curva glicêmica, que determina se a mãe tem ou não diabetes gestacional, em geral é feito por volta da 20 semana de gestação e é repetido se a resistência a insulina é verificada, e nestes casos a mãe deve seguir uma dieta rigorosa com alimentos de baixo índice glicêmico e com intervalos regulares para controlar os valores de açúcar no sangue.

Este exame é importante para garantir o bem-estar da mãe e do bebê e controlar a situação com dieta adequada. Em geral bebês de mães diabéticas tendem a ser muito grande.

Após o parto é normal que nem a mãe nem o bebê mantenham o diabetes.

Curva glicêmica baixa

Alguns alimentos produzem uma curva glicêmica baixa, onde o açúcar (carboidrato) lentamente chega ao sangue e lentamente é consumido e assim a pessoa demora mais tempo para sentir fome.

Os melhores alimentos, para se fazer dieta por exemplo, são aqueles que produzem uma curva glicemica baixa 

Curva glicêmica alta

O pão francês é um exemplo de alimento que produz uma curva glicêmica alta. Ele tem um alto índice glicêmico, a maçã é um alimento com índice glicêmico moderado e o iogurte é um ótimo exemplo de alimento com baixo índice glicêmico. Confira mais alimentos na tabela de índice glicêmico dos alimentos.

Analise da curva glicêmica

Quando se come uma bala ou mesmo um pão de farinha branca por exemplo, onde  carboidrato é simples,  ele segue rapidamente para o sangue e a quantidade de açúcar no sangue aumenta imediatamente, mas também é consumido muito rapidamente e a curva desce dramaticamente, produzindo uma necessidade muito grande de voltar a comer.

Quanto mais constante é a curva glicêmica, menos fome o indivíduo tem, e mais constante é o seu peso, porque não desenvolve episódios de vontades de comer descontroladas devido à fome, por isso a curva glicêmica constante é uma característica comum entre as pessoas que não alteram grandemente seu peso durante a vida.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem