Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para Curar a Depressão Pós-Parto

A cura da depressão pós parto pode ser alcançada quando o tratamento é instituído precocemente. As mulheres diagnosticadas com a depressão pós-parto devem preferencialmente ser tratadas com recursos naturais, visto que os medicamentos específicos para a depressão passam para o leite materno e elas tem que deixar de amamentar.

Atualmente as opções naturais mais recomendadas são a suplementação de ômega 3, acupuntura, a realização de massagens e de exercícios físicos moderados, e sessões de psicoterapia. Somente se estas opções não mostrarem o efeito esperado é que deve ser recomendado o uso de antidepressivos podem ser indicados, no entanto, nos casos mais graves, o médico pode recomendar seu uso logo inicialmente.

Após o início do tratamento a cura da depressão pós-parto pode ser alcançada em 3 a 12 semanas.

Tratamento para Curar a Depressão Pós-Parto

Remédios antidepressivos e hormonais

O médico poderá receitar o uso de remédios como Sertralina, Paroxetina e Nortriptilina, que parecem ser os mais seguros e não prejudicam a amamentação. No entanto, além destes, pode ser útil tomar medicamentos hormonais, já que estas alterações podem ser a causa da depressão pós-parto. 

Exercícios físicos

Qualquer exercício físico é benéfico para combater a depressão e mesmo que seja difícil ter motivação para sair de casa para ir para a academia de ginástica, é importante pelo menos sair para dar uma caminhada na rua, para distrair a mente. Você pode experimentar ir passear com o bebê de manhã cedo, para ele ficar um poquinho no sol, enquanto está dentro do carrinho, por exemplo.

A atividade física irá liberar endorfinas na corrente sanguínea e irá melhorar a circulação, dois aspectos importantes no combate à depressão. É preciso dedicação, porque os exercícios devem ser relizados diariamente, ou pelo menos 4 vezes por semana.

Além da caminhada, existem outras possibilidades como natação, hidroginástica, Piltes ou musculação, que podem ser realizadas 2 ou 3 vezes por semana, durante pelo menos 45  minutos.

Alimentação

Você deve preferir alimentos que combatem a depressão como banana, abacate e nozes que devem ser consumidos regularmente, como se fossem um antidepressivo. Conheça outras opções aqui.

Apoio psicológico

A psicoterapia ou a terapia de grupo devem ser orientadas por um psicólogo ou psicoterapeuta e o tratamento deve durar cerca de 12 sessões, realizadas semanalmente, sendo uma boa opção para complementar o tratamento com os remédios, mas em muitos casos pode até mesmo não ser necessário tomar medicamentos. 

Conversar com seu companheiro, familiares ou um bom amigo também ajuda a aliviar o estresse e a pressão, promovendo o bem-estar e a melhor interação social.

Se você estiver se sentindo cansada e com receio de não conseguir seguir em frente, experimente seguir os conselhos deste vídeo:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...