Durante a gravidez, é importante que a mulher continue tendo bons hábitos de higiene oral, pois assim é possível evitar o surgimento de gengivites e cáries, por exemplo, que são mais frequentes nesta fase, devido às alterações hormonais, aos vômitos frequentes e aos desejos por alimentos doces.
Além disso, problemas nos dentes durante a gravidez aumentam o risco de o bebê nascer prematuro, com baixo peso e com problemas na visão ou audição. Assim, durante a gravidez, a mulher deve manter uma boa higiene bucal, fazer uma alimentação equilibrada e consultar um dentista antes e durante a gravidez, para evitar problemas no trato bucal.
Embora o mais importante seja escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia, existem outros cuidados que são indispensáveis durante a gravidez para evitar problemas bucais, como:
1. Enxaguar a boca com água

Durante a gravidez é normal a mulher sentir náuseas e vomitar com frequência, devido às alterações hormonais. O conteúdo do vômito é geralmente ácido, o que pode ser agressivo para os dentes e danificá-los, por isso, após vomitar, o ideal é que a grávida bocheche um pouco de água ou faça uso de um enxaguante bucal que possa ser usado durante a gravidez, pois assim além de melhorar o gosto na boca e o hálito, evita que os dentes sejam danificados.
Saiba como lidar com o vômito excessivo na gravidez.
2. Escovar os dentes após vomitar

Escovar os dentes sempre depois de vomitar com uma pasta sem sabor, também ajuda a retirar o ácido dos dentes e a evitar o surgimento de enjoos. Além disso, também ajuda a eliminar o mau sabor que fica na boca devido à presença de ácido.
3. Passar o fio dental

Uma outra medida muito eficaz na prevenção das cáries e da gengivite é utilizar o fio dental entre os dentes, sempre depois de os escovar, já que permite eliminar, com mais eficácia, a sujeira que fica presa entre os dentes e que não conseguiu ser removida através da escovação.
Dessa forma, ao utilizar o fio dental é possível evitar a formação de placas bacterianas e diminuir o risco de desenvolvimento das cáries. Veja como utilizar corretamente o fio dental.
4. Comer alimentos com cálcio e vitamina D

Os alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como leite, queijo, iogurte, espinafre, feijão, salmão, sardinhas, arenque, ostras e ovo, por exemplo, são ótimos para prevenir problemas dentários, porque fortalecem os dentes e as gengivas. Confira outros alimentos ricos em cálcio.
5. Evitar comer alimentos muito doces

Alimentos que tenham muito açúcar, como chocolate com baixo teor em cacau, sorvetes, balas e biscoitos, devem ser evitados ao máximo, pois facilitam o desenvolvimento de bactérias na boca.
Estes cuidados são importantes para evitar idas desnecessárias ao dentista, uma vez que alguns tratamentos estão contraindicados durante o primeiro trimestre de gravidez e depois das 30 semanas, devendo, preferencialmente, ser feitos no 2º semestre de gestação ou após o parto.
Porém, caso a mulher apresente algum problema nos dentes, não deve deixar de consultar o dentista, pois ele poderá indicar um tratamento adequado para aliviar os sintomas sem prejudicar a gravidez.