Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 cuidados para combater as cáries e a gengivite na gravidez

Saber como cuidar dos dentes na gravidez ajuda a evitar o surgimentos de doenças bucais, como gengivite e cáries, que são mais frequentes durante a gestação devido às alterações hormonais, aos vômitos frequentes e aos desejos por alimentos doces.

Além disso, problemas nos dentes durante a gravidez aumentam o risco de o bebê nascer prematuro, com baixo peso e com problemas na visão ou audição. Assim, durante a gravidez, a mulher deve manter uma boa higiene bucal, fazer uma alimentação equilibrada e consultar um dentista antes de engravidar para evitar problemas no trato bucal.

Embora o mais importante para cuidar dos dentes seja escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia, existem 5 cuidados que são indispensáveis durante a gravidez para evitar problemas bucais:

Escovar os dentes 1 h após vomitarEscovar os dentes 1 h após vomitar
Passar o fio dental entre os dentesPassar o fio dental entre os dentes
Comer alimentos ricos em cálcioComer alimentos ricos em cálcio
  1. Enxaguar a boca com água após vomitar e depois passar um enxaguante bucal;
  2. Escovar os dentes 1 hora após vomitar com uma pasta sem sabor, pois ajuda a retirar o ácido dos dentes e evita o surgimento de enjoos. Veja como deve escovar os dentes para evitar o desenvolvimento de cáries.
  3. Passar o fio dental entre os dentes sempre que escovar os dentes para retirar toda a sujeira;
  4. Comer alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como leite, queijo e salmão, por exemplo, porque fortalecem os dentes e as gengivas. Veja outros alimentos em: Alimentos ricos em cálcio;
  5. Evitar a ingestão de alimentos muito doces, como chocolate, sorvetes, balas e biscoitos, pois facilitam o desenvolvimento de bactérias na boca.

Estes cuidados são importantes para evitar idas desnecessárias ao dentista, uma vez que os tratamentos estão contraindicados durante o primeiro trimestre de gravidez e depois das 30 semanas, devendo, preferencialmente, ser feitos no 2º semestre da gestação ou após o parto.

Porém, caso a mulher apresente algum problema nos dentes, não deve deixar de consultar o dentista, pois ele poderá indicar um tratamento adequado para aliviar os sintomas sem prejudicar a gravidez.

Alimentos que previnem as cáries

Certos alimentos ajudam a evitar que a cárie se forme. Saiba quais são eles no vídeo a seguir:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...