Cuidados com o bebê de baixo peso

outubro 2019

Para cuidar do bebê com baixo peso é importante alimentá-lo corretamente e manter a sua temperatura corporal estável pois, normalmente, é um bebê mais frágil e, que apresenta maior risco de desenvolver problemas respiratórios, ter infeções ou arrefecer facilmente, por exemplo.

Geralmente, o bebê de baixo peso, também conhecido como bebê pequeno para a idade gestacional, nasce com menos de 2,5 Kg e, embora seja menos ativo, pode ser acariciado ou pegado ao colo como os outros bebês de peso normal.

Como alimentar o bebê de baixo peso

O aleitamento materno é a melhor forma de alimentar o bebê, devendo-se deixar o bebê mamar as vezes que tiver vontade. Porém, caso o bebê durma mais de três horas seguidas deve-se acordá-lo e dar de mamar, para prevenir que ocorra hipoglicemia, que é quando a quantidade de açúcar no sangue é baixa, manifestada por sinais como tremores, apatia e até convulsões.

Normalmente, os bebês de baixo peso têm maior dificuldade em mamar, no entanto, deve-se incentivá-lo a mamar, evitando sempre que possível, recorrer ao leite artificial. Porém, caso o bebê não ganhe peso suficiente apenas com o leite materno, o pediatra pode indicar que, após a mamada, a mãe dê um suplemento de leite em pó, para garantir a ingestão adequada de nutrientes e calorias.

Veja como alimentar o bebê de baixo peso em: Alimentação do bebê de baixo peso.

Como saber se o bebê está engordando

Para saber se o bebê está a aumentar adequadamente o peso, é aconselhado pesá-lo, pelo menos, 1 vez por semana no pediatra, sendo que o ideal é que ele aumente 150 gramas por semana.

Além disso, outros sinais que indicam que o bebê de baixo peso está engordando corretamente incluem urinar 6 a 8 vezes por dia e fazer cocô, no mínimo, 1 vez por dia.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em outubro de 2019.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.