Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como evitar calos e bolhas nos pés no Carnaval

Usar sandália larga, chinelo ou ficar muito tempo descalço são hábitos que favorecem a formação de bolhas e calos nos pés, o que pode causar dor e desconforto nos dias de folia. Assim, para conseguir brincar todos os dias do carnaval sem sofrimento é preciso ter alguns cuidados como:

  • Não cortar as unhas muito pequenas, nem com cantos arrendados porque isso favorece a unha encravada;
  • Não retirar totalmente as cutículas das unhas já que estas são proteções naturais do corpo que ajuda a evitar a entrada de micro-organismo nocivos à saúde, que poderiam provocar infecções ou frieira, por exemplo;
  • Usar tênis próprio para caminhada ou corrida, sempre com meias para evitar bolhas. Colocar uma palmilha de silicone dentro do tênis ainda pode deixá-lo mais confortável e colocar spray ou talco antisséptico dentro do tênis também ajuda a evitar o cheiro de chulé;
  • Usar chinelo somente dentro de casa ou na praia, evitando usar para ir passear, sambar ou ver o bloco passar. Nesse caso os pés ficam mais expostos e outras pessoas poderão pisar, machucando seu pé;
  • Evitar usar sandálias rasteiras ou com salto porque estas são desconfortáveis. Enquanto as sandálias rasteirinhas aumentam a pressão no calcanhar, as que tem salto pressionam muito o peito do pé, favorecendo os calos duros, que podem causar intensa dor.
Como evitar calos e bolhas nos pés no Carnaval

Ao seguir estes cuidados é possível proteger os pés, o que ajuda a evitar a sensação de pés inchados e cansados no fim do dia. Mas fazer um bom escalda pé e uma massagem nos pés antes de dormir é uma boa ideia para melhorar a circulação sanguínea. 

Veja os passos para fazer uma ótima massagem nos pés no vídeo a seguir:

Como fazer um escalda pés

Para fazer um escalda pé basta um balde com água morna 1 colher de sal grosso e um pouco de óleo de amêndoas, coco, mineral ou outro de sua preferência. Depois é só mergulhar os pés no balde por 20 minutos, enxugando-o muito bem, a seguir.

Dormir com a cabeceira da cama um pouco mais baixa que os pés, garante a drenagem dos membros inferiores deixando-os menos inchados e com a sensação de mais leveza. Pode-se conseguir isto colocando um travesseiro alto sob os pés e dormir nessa posição.

Caso haja alguma bolha, o ideal é não estourá-la e colocar um band-aid ou esparadrapo por cima, para evitar que ela estoure acidentalmente. Já se o problema é uma unha encravada, passar uma pomada antimicrobiana chamada quadriderm é uma boa opção. Mas neste caso, o sapato não deve ser fechado, para evitar a dor e o aumento da inflamação.

Veja como solucionar uma unha encravada

Mais sobre este assunto:
Carregando
...