Crossfit: o que é, 10 benefícios (e como fazer)

Atualizado em dezembro 2023

Crossfit é uma modalidade esportiva que tem como benefícios promover melhora da capacidade cardiorrespiratória, condicionamento físico e resistência muscular por meio da combinação de exercícios funcionais e aeróbicos, que são realizados em alta intensidade.

Além disso, a prática de crossfit também aumenta o ganho de massa muscular e garante mais força e definição muscular, além de promover a saúde do corpo e da mente, já que há constante produção e liberação de hormônios relacionados à sensação de bem-estar.

É importante que o crossfit seja realizado sob orientação de um profissional de educação física, levando em consideração as condições físicas e as limitações do corpo, de forma individualizada, para evitar qualquer tipo de lesão. Além disso, é recomendado consultar um cardiologista para avaliar a saúde cardiovascular, pois são realizados exercícios de alta intensidade.

Imagem ilustrativa número 1

10 benefícios do Crossfit

Os principais benefícios do crossfit são:

  1. Melhorar o condicionamento físico;
  2. Melhorar a capacidade cardiorrespiratória;
  3. Definir e tonificar os músculos;
  4. Fortalecer e aumentar a resistência muscular;
  5. Aumentar a massa magra;
  6. Favorecer a perda de gordura;
  7. Prevenir lesões devido ao aumento da massa muscular;
  8. Diminuir do estresse e/ou ansiedade;
  9. Promover sensação de bem-estar e aumento da autoestima;
  10. Fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, o crossfit estimula o espírito de equipe, já que os treinos são realizados em grupo, permitindo o estímulo e incentivo entre as pessoas que realizam o mesmo treino.

Quem pode fazer

O crossfit pode ser praticado por todas as pessoas, independentemente da idade e do condicionamento físico, no entanto, é importante que antes de iniciar a prática o cardiologista seja consultado para avaliar a saúde do coração e do sistema circulatório e sejam realizados exames médicos para verificar se a pessoa possui alguma contraindicação.

Se deseja praticar crossfit, marque uma consulta com um cardiologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Cardiologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Os exercícios do crossfit são realizados de forma progressiva, ou seja pessoas sedentárias e pessoas fisicamente ativas mas que nunca praticaram o crossfit iniciam os exercícios com pouca ou nenhuma carga com o objetivo de promover a adaptação do corpo ao movimento e evitar lesões musculares.

À medida que os treinos são realizados e os movimentos aperfeiçoados, é acrescentada mais carga com o objetivo de deixar o treino mais intenso e garantir mais benefícios.

Como fazer o treino de crossfit

Os treinos de crossfit duram em média 1 hora e normalmente são divididos em três partes, que são feitas da seguinte forma:

1. Aquecimento

O aquecimento corresponde à parte inicial do treino de crossfit e tem como objetivo aquecer os músculos e prepará-los para o treino que será realizado, prevenindo a ocorrência de lesões.

Os exercícios de aquecimento de crossfit devem ser feitos com orientação do educador físico, ativando os músculos que serão solicitados durante a execução dos exercícios doe crossfit.

Assim, deve-se fazer o aquecimento com exercícios de mobilidade, alongamento e flexibilidade, além de ativação do sistema cardiovascular, como polichinelo, por exemplo. Veja como fazer exercícios de mobilidade e o polichinelo corretamente.

2. Alongamento dinâmico

O alongamento dinâmico é feito após o aquecimento, e também tem como objetivo ativar as fibras musculares antes de iniciar os exercícios de crossfit e aumentar a flexibilidade evitando lesões nas articulações.

No alongamento dinâmico, são feitas movimentações como rotação de braços, pernas e quadris, por exemplo, podendo-se também utilizar cargas de modo a não haver comprometimento da técnica.

3. Workout of the day

No workout of the day, popularmente conhecido como WOD, são realizados os exercícios anteriormente trabalhados, porém em uma intensidade maior e em um tempo pré-estabelecido.

Esse é o momento em que a intensidade do treino é maior e que permite mais benefícios, pois o objetivo é realizar o treino determinado pelo instrutor, que consiste em várias séries dos exercícios realizados, no menor tempo possível e com pouco ou nenhum intervalo entre os exercícios.

Alguns exemplos de workout of the day são levantamento terra com barra, flexões, agachamentos com pesos, saltos na caixa conhecido como box jump, arremesso de bola na parede também chamado de wall balls ou corridas, por exemplo.

Cuidados ao fazer o crossfit

Alguns cuidados são importantes ao fazer o crossfit, como:

  • Consultar um cardiologista para avaliar a saúde do coração antes de iniciar o crossfit;
  • Fazer a avaliação física com o profissional de educação física antes de iniciar os treinos, para avaliar as condições músculo-esqueléticas, assim como a mobilidade;
  • Realizar os exercícios com a orientação de um instrutor certificado;
  • Começar os exercícios de forma menos intensa e aumentar a frequência e a intensidade ao longo do tempo, de cordo com as condições físicas;
  • Executar os movimentos dos exercícios de forma correta para evitar lesões;
  • Usar a quantidade de pesos recomendada pelo profissional de educação física;
  • Fazer o aquecimento e alongamento dinâmico antes de iniciar o workout of the day;
  • Respeitar os limites do próprio corpo, e parar os exercícios se sentir dor ou achar que está usando peso excessivo;
  • Incluir dias de descanso entre os treinos, para a recuperação muscular, sendo recomendado fazer o crossfit de 2 a 3 vezes por semana, com descanso entre os dias de treino.

Além disso, para ter o máximo de benefícios do crossfit, é importante que a alimentação seja adequada ao tipo de atividade física realizada e gasto calórico, sendo recomendado que o plano alimentar seja feito por um nutricionista de acordo com as necessidades nutricionais da pessoa. Veja como deve ser a alimentação para praticantes de crossfit.

Riscos do crossfit

Apesar de possuir diversos benefícios para a saúde, o crossfit pode causar lesões musculares, nos tendões,ligamentos ou nas articulações, como ombros, costas, joelhos, cotovelos ou pulsos, por exemplo, principalmente quando é feito sem orientação do profissional de educação física, ou executado de forma errada ou com uma carga não apropriada para a pessoa.

Além disso, alguns estudos demonstram que a prática inadequada de crossfit pode levar à rabdomiólise, que é caracterizada pela destruição das fibras musculares, havendo dor muscular, falta de força e dificuldade para movimentar as pernas ou braços, por exemplo. Entenda o que é a rabdomiólise e como identificar.