Como tirar cravos do nariz: 5 opções para fazer em casa

Revisão clínica: Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
abril 2022

Existem algumas opções para tirar cravos do nariz mais rapidamente, como usar um esfoliante ou aplicar uma máscara de argila. Estas técnicas ajudam a limpar a pele, remover impurezas e reduzir a oleosidade, que são os principais fatores que levam ao surgimento dos cravos. 

Para tirar e evitar o surgimento de novos cravos é ainda importante ter alguns cuidados diários como limpar e tonificar a pele, passar um creme hidratante e utilizar um protetor solar sem óleo na composição. Além disso, alguns cuidados com a alimentação também são importantes, como evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar e preferir a ingestão de frutas e legumes.

Independente da opção selecionada, todos os produtos devem ser indicados por um profissional qualificado, como o dermatologista ou um especialista em estética avançada, para reduzir o risco de efeitos colaterais, como descamação, inflamação ou vermelhidão. Além disso, o dermatologista, ou um esteticista, também podem fazer uma limpeza de pele profunda para remover os cravos. 

Algumas opções para tirar cravos do nariz em casa incluem:

1. Lavar o rosto diariamente

Lavar o rosto todos os dias é um passo muito simples, porém é essencial para diminuir a oleosidade da pele e eliminar cravos do nariz mais rapidamente, além de evitar o surgimento de novos. Para isso deve-se lavar o rosto 2 vezes por dia (de manhã e à noite) com água corrente e um sabonete facial, ou loção de limpeza, fazendo movimentos circulares suaves.

É importante ter o cuidado para não limpar o rosto mais do que 2 vezes por dia, pois pode ressecar a pele e fazer com que se produza mais óleo para compensar o ressecamento e levar ao surgimento dos cravos, inflamações ou erupções na pele.

2. Usar esfoliantes físicos

Os esfoliantes físicos possuem pequenos grânulos ou microesferas, como sílica ou polietileno, e são ótimas opções para eliminar os cravos, impurezas e células mortas da primeira camada, pois ajudam a desobstruir os poros e a manter uma pele mais saudável e limpa, além de estimular a renovação celular. Confira 8 opções de esfoliantes caseiros para o rosto.

Esses esfoliantes físicos podem ser encontrados em farmácias ou drogarias, e aplicados sobre o nariz após molhar a pele com água, massageando levemente com movimentos circulares e enxaguando em seguida.

Os esfoliantes físicos podem ser usados uma ou duas vezes por semana, mas não devem ser usados por crianças, por pessoas com pele sensível e também não devem ser aplicados na região dos olhos ou nas pálpebras.

3. Usar esfoliantes químicos

Os esfoliantes químicos contêm substâncias como ácido acetilsalicílico, ácido glicólico, ácido lático, ácido pirúvico ou alfa hidroxiácidos, que removem as células mortas da camada mais externa da pele, desobstruindo os poros e removendo os cravos no nariz. Além disso, os esfoliantes físicos ainda ajudam a prevenir o surgimento de novos cravos, pois evitam que o excesso de óleo e impurezas voltem a causar obstrução dos poros.

Esses esfoliantes devem ser usados de acordo com o tipo de pele e com orientação do dermatologista, porque podem causar irritação da pele. Além disso, é recomendado utilizar protetor solar após a esfoliação, pois o esfoliante químico remove a camada mais superficial da pele, deixando-a mais sensível aos raios solares e com maior risco de queimaduras.

4. Aplicar uma máscara de argila verde

A máscara de argila verde é uma boa opção para remover cravos do nariz, pois devido às propriedades antioxidantes da argila, penetra nos poros removendo gradualmente as impurezas e o excesso de oleosidade. 

Para usar a máscara de argila, é possível misturar 2 colheres de sopa de argila com 1 colher de sopa de óleo de coco ou 2 colheres de água filtrada, até obter uma mistura homogênea. Aplicar a máscara em todo o rosto e deixar atuar por cerca de 20 minutos e, depois, retirar com água fria, realizando movimentos circulares com a ponta dos dedos. É indicada a aplicação dessa máscara 1 vez por semana.

Essas máscaras podem ser encontradas em farmácias e lojas de produtos naturais.

5. Usar máscara de carvão ativado

A máscara de carvão ativado é outra excelente opção de máscara facial para limpar e reduzir o tamanho dos poros, removendo o excesso de oleosidade e impurezas.

Essa máscara pode ser encontrada em farmácias ou drogarias e deve ser usada de 1 a 2 vezes por semana, ou de acordo com as instruções do fabricante. Geralmente é recomendado aplicar uma fina camada da máscara de carvão ativado sobre a pele do nariz, deixando agir por cerca de 5 minutos e, depois, enxaguar com água fria.

Esta informação foi útil?

Fechar
Obrigado pela sua mensagem.
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).
Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em abril de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em abril de 2022.

Bibliografia

  • MATOLA, R. S. O.; SÁ, D. Argiloterapia associada em procedimentos estéticos. Scire Salutis. Vol. 11. Issue 1 ; p46-53,, out2020-jan2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em 28 abr 2022
Mostrar bibliografia completa
  • MOOSAVI, M. Bentonite Clay as a Natural Remedy: A Brief Review. Iran J Public Health. 46. 9; 1176–1183, 2017

Vídeos relacionados

  • 3 BENEFÍCIOS DA VITAMINA C PARA A PELE

    05:00 | 27402 visualizações
  • Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

    07:21 | 56761 visualizações
  • Como ter uma PELE PERFEITA | com @Bruna Vieira

    14:28 | 65907 visualizações
  • ACNE: O que comer para acabar com as espinhas

    02:41 | 663182 visualizações
  • 5 ALIMENTOS para ter uma PELE FIRME e HIDRATADA

    03:23 | 480648 visualizações