10 benefícios da couve e como consumir (com receitas saudáveis)

Atualizado em janeiro 2024
Evidência científica

A couve é um vegetal que pertence à família Brassicaceae (como o brócolis ou a couve-flor) e que, por ser rico em vitamina C, A, fibras, antioxidantes e minerais como potássio, cálcio e ferro, ajudam a prevenir e tratar doenças como anemia, câncer e pressão alta.

Existem alguns tipos de couve, como a couve cabocla, a japonesa e a manteiga, podendo ter folhas lisas, como no caso da couve manteiga, ou onduladas, como a couve kale e é um vegetal facilmente encontrado em supermercados e feiras.

Por ser um vegetal bastante versátil, a couve pode ser consumida crua em saladas, refogada, em farofas, bolos, sucos ou no caldo verde, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios da couve são:

1. Fortalece o sistema imunológico

A couve fortalece o sistema imunológico pois é rica em vitamina C e vitaminas do complexo B, que melhoram as funções das células de defesa, ajudando no combate a microrganismos como vírus, bactérias e fungos.

2. Ajuda na perda de peso

A couve possui poucas calorias sendo uma excelente opção que pode ser incluída em dietas para perda de peso.

Além disso, a couve tem boas quantidades de fibras que prolongam a saciedade entre as refeições, ajudando a controlar a fome ao longo do dia

3. Regula o intestino e melhora a flora intestinal

A couve regula o intestino e melhora a saúde da flora intestinal, pois contém fibras, que ajudam na eliminação das fezes e também servem de alimento para as bactérias benéficas do intestino.

4. Melhora a saúde dos ossos

Por conter minerais importantes para manter os ossos fortes, resistentes e saudáveis, como cálcio e fósforo, a couve melhora a saúde dos ossos, prevenindo situações como quedas, fraturas, osteopenia e osteoporose.

5. Previne o envelhecimento precoce

A couve previne o envelhecimento precoce pois é fonte de antioxidantes e vitamina C, que ajudam a proteger a pele contra os danos causados pelos radicais livres.

Além disso, a vitamina C favorece a produção de colágeno, que ajuda a manter a pele firme e hidratada.

6. Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer

A couve pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, uma vez que é rica em clorofila, glucosinolatos, polifenóis e vitaminas, compostos bioativos e nutrientes que possuem propriedades antioxidantes.

7. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol

A couve ajuda a reduzir os níveis de colesterol por ser rica em fibras que diminuem a absorção e aumentam a eliminação de gordura dos alimentos pelas fezes.

8. Ajuda a proteger o fígado

A couve ajuda a proteger o fígado, por conter kaempferol, um flavonoide que tem ação antioxidante, anti-inflamatória e hepatoprotetora, ajudando, por isso, na desintoxicação natural do fígado e na eliminação de toxinas do organismo.

9. Previne e trata a anemia

Devido ao seu teor de vitamina C, que é importantes para ajudar na absorção do ferro dos alimentos, a couve pode ajudar a prevenir ou tratar a anemia. Veja outros alimentos ricos em vitamina C.

10. Ajuda no desenvolvimento do bebê na gravidez

A couve também contém ácido fólico, que é essencial durante a gravidez, pois esta vitamina participa no desenvolvimento da medula óssea do bebê durante as primeiras semanas de gestação. Entenda a importância do ácido fólico na gravidez.

Tabela de informação nutricional

Na tabela seguinte, está indicada a informação nutricional de 100g da couve crua e refogada:

Valores nutricionais da couve:

Couve crua (100g)

Couve refogada (100g)

Energia

28 Kcal

90 Kcal

Proteínas

2,9 g

1,7 g

Gorduras

0,5 g

6,6 g

Carboidratos

4,3 g

8,7 g

Fibras

2,4 g

1,7 g

Água

90,6 g

92,1g

Cálcio

131 mg

177 mg

Fósforo

45 mg

33 mg

Potássio

240 mg

110 mg

Vitamina C

96,7 mg

76,9 mg

Vitamina A

233 mcg

207 mcg

Ácido fólico

78 mcg

46 mcg

Os benefícios da couve podem ser obtidos quando ela é incluída numa dieta saudável, associada à prática regular de exercícios físicos.

Se deseja saber como consumir a couve em uma dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

A couve pode ser consumir fresca, crua ou cozida, em sucos, sopas, guisados em tortas ou como acompanhamento junto com o arroz, salteada no azeite de oliva ou com outros vegetais.

Para obter os benefícios da couve, é indicado ingerir pelo menos 1 xícara (90 gramas) desse vegetal nas refeições.

Receitas saudáveis com couve

Algumas receitas fáceis de preparar, saudáveis e saborosas com a couve são:

1. Suco de couve com laranja

O suco de couve com laranja, é rico em vitamina C e fibras, sendo uma excelente opção para desintoxicar o organismo, e melhorar o funcionamento do intestino.

Ingredientes:

  • 1 copo de suco de laranjas espremidas;
  • 2 folhas de couve crua.

Modo de preparo:

Lavar bem as folhas de couve,rasgar com as mãos e colocar no liquidificador, junto com o suco de laranja. Em seguida, bater bem o suco e se necessário pode-se adicionar água ou um pouco de mel para adoçar.

Outro excelente suco que pode ser preparado com a couve é o suco de couve com limão e açúcar. Veja como preparar este suco para rejuvenescer.

2. Sopa de couve e vegetais

A couve pode ser usada para preparar uma excelente sopa detox, podendo ajudar a perder peso, a controlar a pressão alta e prevenir a prisão de ventre.

Ingredientes:

  • 1 ramo de couve;
  • 2 tomates;
  • 1 alho francês;
  • 1 pimentão;
  • 3 colheres de sopa de salsinha fresca;
  • 1 salsão;
  • 1 abobrinha com casca;
  • 1 cebola;
  • 1 chuchu.

Modo de preparo:

Para preparar esta sopa, basta lavar bem e picar em cubos todos os vegetais e colocar em uma panela com água fervente. Cozinhar os vegetais em fogo muito baixo por 30 a 40 minutos ou até que a sopa fique consistente e os vegetais bem macios.

Veja como preparar outra sopa deliciosa, assistindo ao vídeo da nossa nutricionista:

youtube image - Sopa DETOX para Emagrecer

Vídeos relacionados