Corrimento branco: 6 causas comuns (e o que fazer)

Atualizado em agosto 2023

O corrimento branco pode ser causado por uma infecção vaginal, como candidíase, vaginite ou vaginose bacteriana. No entanto, também pode ser normal, principalmente se acontecer antes da menstruação e não estiver acompanhado por outros sintomas.

Quando o corrimento possui cheiro forte, consistência diferente e é acompanhado por outros sintomas como coceira na vagina e/ou ardor, pode ser sinal de infecção. Nesses casos, é importante que o ginecologista seja consultado para que seja feita uma avaliação que permita identificar a causa do corrimento e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.

Apesar do corrimento branco ser mais comum nas mulheres, também pode surgir nos homens, sendo quase sempre indicativo de tricomoníase, uma infecção sexualmente transmissível. Nesses casos, é importante que o urologista seja consultado.

Imagem ilustrativa número 1

6 principais causas do corrimento branco

As principais causas de corrimento branco na mulher são:

1. Ciclo menstrual normal

É normal que antes de menstruar a mulher apresente corrimento branco leitoso e grosso, considerado parte do ciclo menstrual e relacionado com as alterações hormonais desse período.

Esse corrimento não tem cheiro, não está associado a nenhum outro sintoma e é formado principalmente por leucócitos, possuindo como objetivo a proteção do organismo da mulher e a promoção da lubrificação.

O que fazer: como é um tipo de alteração normal do ciclo menstrual, não é necessário fazer qualquer tipo de tratamento.

2. Candidíase vaginal

A candidíase vaginal é uma infecção muito comum que surge devido ao desenvolvimento do fungo candida, mais frequentemente Candida albicans, que além do corrimento branco pastoso, semelhante a tipo leite coalhado, causa também coceira na região genital, ardor ao urinar, dor durante a relação sexual e vermelhidão na região íntima.

O que fazer: é importante consultar o ginecologista para que seja indicado o tratamento mais adequado, sendo normalmente recomendado o uso de remédios antifúngicos, em comprimidos, pomada ou comprimidos vaginais, como o Fluconazol. O tratamento pode durar entre 3 a 7 dias, de acordo com a orientação do ginecologista. Entenda como é feito o tratamento da candidíase.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

3. Vaginose bacteriana

A vaginose bacteriana é uma alteração na flora vaginal normal, em que existe um maior desenvolvimento da bactéria Gardnerella vaginalis, que pode causar corrimento de cor branca, cinza ou amarela, cheiro desagradável semelhante a peixe podre, coceira e ardência na região genital. Saiba como identificar os sintomas de vaginose bacteriana.

O que fazer: é recomendado que o ginecologista faça o exame ginecológico para confirmar a vaginose e, assim, ser iniciado o tratamento. O tratamento para a infecção é feito por meio do uso do antibiótico Metronidazol, em forma de comprimido ou de pomada vaginal, que deve ser usado conforme orientação do médico. Além disso, durante o período de recuperação, é recomendado o uso de preservativo e cuidados relacionados com a higiene.

4. Colpite

A colpite é uma inflamação da vagina e do colo do útero que pode acontecer devido a bactérias, fungos ou protozoários, resultando em corrimento branco leitoso, podendo ser também bolhoso, mau cheiro na região íntima em alguns casos, e presença de pequenos pontos ou manchas vermelhas e inchaço do colo do útero que são observados durante exame ginecológico. Veja como identificar os sintomas de colpite.

O que fazer: o mais indicado é consultar o ginecologista para que sejam feitos exames que ajudem a confirmar a colpite, como o teste do KOH, do pH e a colposcopia. Dessa forma, após a confirmação do diagnóstico e identificação do agente infeccioso responsável pela inflamação, pode ser indicado o melhor tratamento, sendo normalmente indicado o uso de antimicrobianos em forma de pomada ou comprimido.

5. Vaginose citolítica

A vaginose citolítica é uma situação caracterizada pelo aumento da quantidade de Lactobacillus, que são bactérias naturalmente presentes na vagina, o que pode acontecer devido a um desbalanço do pH vaginal ou ser consequência do uso de lubrificantes ou absorvente interno, por exemplo.

Assim, como resultado do aumento da quantidade dessas bactérias, é possível notar corrimento vaginal esbranquiçado de consistência pegajosa e homogênea. Veja outros sintomas da vaginose citolítica.

O que fazer: nesse caso é importante seguir as recomendações do ginecologista para promover o equilíbrio do pH vaginal e normalizar a concentração de Lactobacillus, podendo ser indicado realizar um banho de assento com bicarbonato de sódio ou fazer uso de supositório vaginal. Saiba como fazer o banho de assento com bicarbonato de sódio para vaginose citolítica.

Nos casos em que a vaginose citolítica é acompanhada por outros sintomas como dor ao urinar e/ ou durante a relação sexual, vermelhidão e coceira na região genital, é possível que exista uma infecção associada, de forma que o médico pode indicar o uso de medicamentos mais específicos.

6. Gravidez

Durante a gravidez é possível também que seja observado pequeno corrimento branco pastoso, o que acontece como consequência das alterações hormonais típicas desse período.

O que fazer: como se trata de uma alteração normal, não é necessário tratamento. No entanto, é importante que a mulher seja acompanhada pelo ginecologista para garantir que a gravidez esteja acontecendo corretamente.

Corrimento branco no homem

A presença de corrimento branco no pênis normalmente é sinal de tricomoníase, uma infecção sexualmente transmissível que pode causar, além do corrimento, vermelhidão no pênis, queimação e dor ao urinar. Saiba reconhecer os sintomas de tricomoníase.

Na presença de sintomas indicativos de tricomoníase, é importante que o urologista seja consultado para que seja feito o diagnóstico correto e iniciado o tratamento, que pode ser feito com o uso de Tinidazol ou Secnidazol, de acordo com a orientação médica.

Além disso, é recomendado evitar as relações sexuais durante o período de tratamento e a realização do tratamento pela parceira/o, mesmo que não existam sintomas aparentes, para evitar uma nova infecção.

Como evitar o corrimento branco

Como o corrimento branco pode ser indicativo de infecções, é importante que a mulher tenha alguns cuidados para evitar alteração na microbiota vaginal e desenvolvimento da infecção, como por exemplo:

  1. Evitar ficar com a roupa íntima úmida ou molhada;
  2. Não usar calcinhas de material sintético, optando pelas peças de algodão;
  3. Usar roupas leves e evitar as calças jeans e shorts muito apertados;
  4. Evitar os alimentos doces e os ricos em carboidratos, pois diminuem a imunidade potenciando o surgimento de infecções;
  5. Não usar as duchas vaginais diretamente sobre a região genital e lavar a região externa da vagina usando um sabonete íntimo;
  6. Dormir sem calcinha;
  7. Depois de evacuar, limpar sempre no sentido da frente para trás, para evitar que as bactérias fecais entrem na vagina e provoquem infecções.

Além disso, os lenços umedecidos perfumados ou o papel higiênico com perfume também podem prejudicar a saúde íntima da mulher, aumentando o risco do desenvolvimento de infecções. Confira como deve ser feita a higiene íntima para evitar infecções.

Vídeos relacionados