O que você precisa saber?

Como fica o contato íntimo depois do infarto

Após um infarto é possível voltar à atividade sexual em cerca de 6 semanas, pois, embora exista um grande medo em relação ao funcionamento do coração, na maioria dos casos o músculo cardíaco tem tempo suficiente para recuperar e voltar a funcionar normalmente para manter esse tipo de atividade.

No entanto, é sempre recomendado questionar o cardiologista sobre o início da atividade sexual, uma vez que o tempo de recuperação pode variar de acordo com a gravidade do infarto.

Por isso, a melhor opção é iniciar o contato íntimo assim que o médico liberar, porque quanto mais tempo se espera, maiores são as chances de desenvolver medos e ansiedades que dificultam a retoma da vida sexual ativa.

Como fica o contato íntimo depois do infarto

6 dúvidas mais comuns

Após sofrer um infarto é normal sentir algum receio na hora de voltar a ter um contato sexual. Por isso, o mais importante é tirar todas as dúvidas com o cardiologista. Alguma das questão 

1. Posso voltar a ter um infarto durante o sexo?

O surgimento de um novo infarto devido ao contato íntimo é muito raro, não sendo mais perigoso que as atividades de vida diário. De fato, a quantidade de energia necessária durante a atividade sexual é semelhante à que se precisa para subir um ou dois lanços de escada, por exemplo.

2. É seguro utilizar remédios para disfunção erétil como o Viagra?

Geralmente este tipo de medicamento pode ser utilizado sem risco, pois não sobrecarregam o coração, porém devem ser evitados sempre que se utiliza outros remédios com nitratos, como a Nitroglicerina, que ajuda a tratar dor no peito.

Em qualquer caso, é sempre aconselhado consultar o cardiologista antes de utilizar este tipo de remédios, para garantir que não existe interação com nenhum outro medicamento do tratamento.

3. É normal sentir mais cansaço?

Em muitos casos, a atividade sexual pode provocar mais fadiga após o infarto, no entanto, é possível ultrapassar esse problema, dando preferência para o contato íntimo após um período de descanso, como de manhã ou após tirar um cochilo.

Como fica o contato íntimo depois do infarto

4. Quando devo evitar o contato íntimo?

É aconselhado evitar a atividade sexual quando existem sintomas como dor no peito, sensação de falta de ar, batimentos cardíacos irregulares ou sensação de cabeça leve. Nesses casos é ainda recomendado consultar o cardiologista antes de fazer qualquer tipo de atividade física.

5. Existem posições sexuais perigosas?

Durante o contato íntimo podem ser feitas todas as posições, desde que sejam confortáveis e não provoquem estresse. Já pessoas que precisaram fazer bypass devem evitar ficar "por cima". Uma boa forma de manter as posições confortáveis consiste em utilizar almofadas para apoiar o corpo, por exemplo.

6. Os remédios podem influenciar o contato sexual?

Embora o funcionamento do coração não seja um obstáculo para a prática da atividade sexual, alguns dos medicamentos receitados pelo médico após o infarto podem reduzir a libido, tanto no homem, como na mulher. Já nos homens, o uso deste tipo de medicação pode ainda dificultar a ereção.

Nestes casos, é aconselhado informar o cardiologista para que os medicamentos sejam ajustados. Estes são problemas muito comuns e, dessa forma, não deve existir receio de falar com o médico.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...