Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Constipação

Constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre, se caracteriza, principalmente, pelas fezes duras e ressecadas, difíceis de fazer, sendo uma mudança nos hábitos intestinais diários que causa grande desconforto aos indivíduos doentes, que podem ser homens e mulheres de todas as idades.

Sintomas da Constipação

O sintomas da constipação intestinal são:

  • Dificuldades para defecar,
  • Fezes duras e pequenas,
  • O indivíduo evacua menos de 2 vezes a cada 5 dias,
  • Dor abdominal,
  • Sangue nas fezes,
  • Inquietude, indisposição, oscilações de humor, dor de cabeça.

Febre, náuseas e vômitos são sintomas que ocorrem em situações graves.

Causas da Constipação

A constipação intestinal pode estar associada a diversas causas, entre elas, a falta de fibra alimentar, pouca ingestão de líquidos, sedentarismo, medicamentos, alterações hormonais, estreitamento do intestino e patologias musculares.

Diagnóstico da Constipação

O diagnóstico da constipação intestinal é feito através da observação dos sintomas, de uma entrevista a cerca dos hábitos de vida do indivíduo e de exames físicos que incluem uma avaliação anal e o toque do reto.

Hemograma, radiografia do tórax e abdômen também são úteis para o diagnóstico.

Tratamento para Constipação

O tratamento para constipação intestinal é direcionado para mudança no estilo de vida dos pacientes. O médico deve receitar uma dieta rica em fibras, adequada para a normalização do funcionamento do intestino.

O indivíduo deve evitar situações estressantes, praticar atividades físicas e ingerir bastante líquido. Esse tipo de tratamento promove o alívio dos sintomas e previne a volta da constipação.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...