O que você precisa saber?

Consequências da Embolia Pulmonar

A embolia pulmonar acontece quando algo impede a passagem de sangue para uma parte do pulmão, como consequência, há diminuição da troca gasosa e por isso há menos oxigênio no sangue. Além disso, há uma sobrecarga do coração, que o faz trabalhar muito mais rápido para tentar fazer com que o sangue chegue à todo pulmão.

Normalmente a obstrução acontece numa área pequena e a pessoa não sofre graves consequências porque quando surgem sintomas como falta de ar, dor no peito ao respirar e lábios e pontas dos dedos arroxeadas a pessoa nota que está acontecendo alguma coisa e que precisa ir ao pronto-socorro o quanto antes.

Consequências da Embolia Pulmonar

No entanto, apesar de raro, a obstrução pode acontecer num vaso sanguíneo de maior calibre, que é responsável por irrigar uma parte maior do pulmão, e nesse caso as consequências podem ser mais sérias porque o tecido que não recebe o sangue oxigenado se retrai e não há nenhuma troca gasosa nessa parte do pulmão. Com isso, a pessoa pode ter uma morte súbita, que acontece de forma repentina, ou podem ficar sequelas pulmonares, como a hipertensão pulmonar, principalmente em pessoas que já possuem alguma doença no pulmão.

Algumas situações que podem favorecer uma embolia pulmonar causada por uma grande obstrução de sangue no pulmão envolvem queda de grande altura a acidente automobilístico, por exemplo. O mais comum é que a embolia pulmonar seja causada por uma obstrução devido a uma bolha de gás dentro do vaso sanguíneo ou pequena placa de gordura e estas geralmente afetam os vasos sanguíneos de menor calibre e por isso as consequências são mais fáceis de tratar.

Tratamento

O tratamento para embolia pulmonar pode ser feito com o uso de remédios que fluidificam o sangue, facilitando sua passagem por todas as veias e artérias. A maior parte das pessoas se recupera em poucos dias, desde que o tratamento seja iniciado da forma correta o quanto antes, para garantir que todos os tecidos pulmonares recebam sangue rico em oxigênio.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...