Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a conjuntivite na gravidez

A conjuntivite é um problema normal durante a gravidez, não sendo perigoso para o bebê nem para a mulher, desde que o tratamento seja feito de forma adequada.

O tratamento deste problema normalmente é feito com alguns cuidados em casa para aliviar os sintomas, no entanto, de acordo com a causa da conjuntivite, pode ser necessário algum tratamento médico específico para acelerar a recuperação, como:

  • Conjuntivite bacteriana: deve-se usar colírios ou pomadas antibacterianas, como ácido fusídico ou cloranfenicol, para eliminar as bactérias;
  • Conjuntivite alérgica: pode ser recomendado usar colírios antialérgicos, como azelastina ou cetotifeno, para acelerar a recuperação.

Já na conjuntivite viral, geralmente, não é necessário nenhum tratamento específico além dos cuidados em casa, uma vez que o corpo é capaz de eliminar os vírus sem utilizar qualquer tipo de remédio.

Porém, em qualquer um dos casos, é aconselhado consultar um oftalmologista ou clínico geral para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado.

Como tratar a conjuntivite na gravidez

Como tratar a conjuntivite em casa

Além do tratamento médico, a conjuntivite na gravidez pode ser tratada em casa de forma a aliviar os sintomas. Alguns cuidados incluem:

  • Aplicar colírios hidratantes, como MouraBrasil, Optrex ou Lacrima, frequentemente para aliviar a irritação;
  • Colocar uma compressa fria sobre o olho, 2 a 3 vezes por dia, por 15 minutos;
  • Manter os olhos bem limpos, removendo as secreções liberadas com água ou com um pano limpo e macio;
  • Lavar as mãos regularmente, especialmente antes e depois de mexer nos olhos;
  • Não utilizar lentes de contato, pois podem piorar a irritação e agravar a dor.

Além disso, pode-se colocar uma compressa fria sobre o olho afetado, 2 a 3 vezes por dia, para aliviar a irritação e acalmar sintomas como coceira e queimação. Uma boa dica consiste em molhar a compressa em chá de camomila fria, pois é um bom remédio caseiro caseiro calmante, que pode ser usado na grvidez.

Veja outros cuidados que se deve ter para evitar passar a conjuntivite para outras pessoas.

Riscos para a gravidez

A conjuntivite viral ou alérgica não tem nenhum risco durante a gravidez, mas a conjuntivite bacteriana quando não é devidamente tratada pode trazer danos à visão e há risco de cegueira, contudo, isto é muito raro de acontecer.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...