Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Conheça os riscos da hepatite C na gravidez

A hepatite C na gravidez pode ser transmitida para o bebê no momento do parto normal, no entanto é muito raro que isso aconteça. Memso assim, o ideal é que as mulheres que pretendam engravidar falem com o médico de forma a realizar, com a devida antecedência, os exames necessários para promover uma gravidez sem riscos.

Além disso, o médico pode orientar a gestante a ter um maior cuidado com a alimentação para tentar fortalecer seu sistema imune para que a carga viral no sangue diminua e o risco de transmissão ao bebê seja ainda menor. Veja o que comer para atingir este objetivo.

Conheça os riscos da hepatite C na gravidez

Quais os exames que a mãe deve fazer

Os cuidados pré-natais devem começar cerca de 6 meses antes da mulher engravidar e devem ser feitos por um médico com experiência no seguimento de grávidas com hepatite C e outras doenças infecciosas. O médico deve avaliar a história clínica, história médica prévia e obstétrica e deve realizar um exame físico completo, de forma a conhecer o estágio e a fase da doença ou a perceber se há sinais e sintomas de insuficiência do fígado.

O médico deve ainda desaconselhar a toma de medicamentos que sejam tóxicos para o fígado, mesmo que sejam naturais, aconselhar a mulher no controlo de peso e a não partilhar escovas de dentes, lâminas ou outros produtos de higiene que possam ter sangue e informar acerca do risco de transmissão sexual, mesmo sendo baixo.

As mulheres com infecção pelo vírus da hepatite C, devem também ser imunizadas contra a hepatite A e B, e devem descontinuar o tratamento com interferão e ribavirina, pelo menos 6 meses antes de tentar engravidar, devido a teratogenicidade da ribavirina. As mulheres com hepatite C crônica geralmente têm uma gravidez sem problemas, desde que a doença hepática esteja estável e não tenha progredido para cirrose. 

Além da avaliação habitual da gravidez, devem também ser realizados, no 1º trimestre, alguns exames específicos, como medição das transamínases, albumina, bilirrubina, estudo da coagulação, anticorpo anti-Hepatite B, anticorpo anti-Hepatite A total e PCR para RNA do vírus da hepatite B. Durante o decorrer da gravidez, os testes de função hepática, devem ser realizados todos os trimestres.

Tratamento da hepatite C na gravidez

Não existe nenhum tratamento seguro para a infecção pelo vírus da hepatite C durante a gravidez. O tratamento com medicamentos como o interferão e a ribavirina, não pode ser realizado durante a gravidez ou nos 6 meses que antecedem a gravidez.

Como saber se o bebê foi contaminado

Normalmente os resultados para os testes são negativos nos primeiros meses de vida devido aos anticorpos que o bebê recebeu da mãe e por isso, entre os 15 e os 24 meses de vida o pediatra pode solicitar exames para verificar se o bebê foi contaminado. Os níveis de ALT são maiores nos 2 primeiros anos de vida e vão diminuindo com o passar do tempo, até que podem voltar a subir entre os 20 e os 30 anos.

Normalmente os bebês infectados com o vírus da hepatite C não apresentam sintomas e tem um desenvolvimento normal, mas possuem um maior risco de complicações no fígado durante a vida adulta e por isso devem realizar exames de sangue regularmente para avaliar a função do fígado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante toda a vida.

É possível amamentar tendo hepatite C?

Não há contra-indicações para o aleitamento materno, excepto nas situações de co-infecção por HIV. No entanto, se os mamilos estiverem gretados e liberarem sangue, deve-se ter cuidado porque nestes casos há o risco de contaminação, por isso deve-se promover a integridade dos mamilos. Veja dicas para garantir a boa pega do bebê e evitar os mamilos rachados

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar