Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Conheça os principais tratamentos para surdez infantil

O tratamento para surdez no bebê pode ser feito com aparelhos para ouvir, cirurgia ou uso de alguns remédios, dependendo da causa da surdez, do tipo e do grau de audição, sendo que a criança pode recuperar toda a audição ou apenas parte.

No entanto, em qualquer um dos casos é importante fazer sessões no fonoaudiólogo ou aprender língua gestual para permitir que o bebê desenvolva o máximo possível suas capacidades de comunicação, evitando assim atrasos na escola, por exemplo.

Normalmente, o tratamento para a surdez infantil deve ser inciado o mais cedo possível logo após o diagnóstico, sendo que quando começa antes dos 6 meses de idade existem maiores chances de a criança se desenvolver com menor dificuldade de comunicação.

Aparelho auditivoAparelho auditivo
Implante coclearImplante coclear
RemédiosRemédios

Principais tratamentos para surdez infantil

Alguns dos tratamentos mais utilizados para surdez infantil são o uso de aparelhos auditivos, o implante coclear ou a ingestão de remédios. Estes tratamentos podem ser utilizados em separados ou em conjunto para melhorar a audição da criança.

1. Aparelhos auditivos

Os aparelhos auditivos são utilizados, principalmente, no caso de bebês que ainda apresentam um pequeno grau de audição, mas que não conseguem ouvir corretamente.

Este tipo de aparelho é colocado atrás da orelha e ajuda a conduzir o som no interior do do ouvido, para que a criança consiga ouvir mais facilmente, evitando dificuldades no atraso da linguagem. Saiba mais em: Aparelho auditivo.

2. Implante coclear

O implante coclear, geralmente, é utilizado nos casos mais graves, em que o bebê apresenta surdez profunda ou não existe melhora da perda de audição com os aparelhos auditivos.

Assim, o pediatra pode recomendar fazer uma cirurgia para colocar um implante coclear no ouvido, substituindo as partes do ouvido que não estão funcionando corretamente. Saiba mais sobre esta cirurgia em: Implante coclear.

3. Remédios

Os remédios são utilizados nos casos mais leves de surdez, quando a capacidade de escutar é afetada apenas por alterações nas regiões mais externas do ouvido.

Assim, caso a surdez seja provocada por uma infecção no ouvido externo, por exemplo, o médico pode prescrever remédios anti-bióticos e anti-inflamatórios para tratar a infecção e devolver a audição à criança.

Saiba identificar se seu filho não está ouvindo corretamente:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...