Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Compulsão alimentar

A compulsão alimentar é caracterizada pelo impulso incontrolável de comer. O indivíduo come abruptamente em grande quantidade, sem sentir fome, até se sentir cheio e empanzinado, sem ter o controle sobre a comida, sentindo-se culpado e com baixa autoestima após o ataque aos alimentos.

A compulsão alimentar pode ser somente de origem psicológica, pode estar relacionada a aspectos genéticos ou à baixa produção de serotonina, que é produzida quando há consumo de alimentos ricos em carboidratos. Porém, uma doença genética e rara chamada síndrome de Pader-willi, entre outros sintomas, também têm a característica de levar o paciente a sentir necessidade de comer constantemente sem nunca se sentir satisfeito e, neste caso, se o paciente não for vigiado, come sem parar, podendo leva-lo à morte.

A compulsão alimentar só é considerada uma doença quando o ataque a comida ocorre mais de 2 vezes por semana durante um certo período de tempo, mesmo quando o indivíduo não está em dieta.

Quando um indivíduo faz uma dieta alimentar para emagrecer são diminuídas as quantidades de carboidratos, levando a uma diminuição da produção de serotonina, facilitando um ataque compulsivo aos alimentos. Para isso, os nutricionistas costumam indicar a prática de atividade física, que aumenta a produção da serotonina, aliada a uma dieta equilibrada.

Link útil:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...