Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Composição do Leite Materno

A composição do leite materno é ideal para um bom crescimento e desenvolvimento do bebê durante os primeiros 6 meses de idade, sem a necessidade de complementar a alimentação do bebê com nenhum outro alimento ou água.

O leite materno além de alimentar o bebê e ser rico em todos os nutrientes de que o bebê necessita para crescer forte e saudável, também tem células de defesa do organismo, chamadas de anticorpos, que passam da mãe para o bebê, o que aumenta as defesas do bebê evitando que fique doente facilmente. Saiba mais sobre o leite materno.

Composição do Leite Materno

De que é formado o leite materno

A composição do leite materno varia de acordo com a necessidade do bebê, apresentando concentrações diferentes dos seus constituintes de acordo com a fase de desenvolvimento do recém-nascido. Alguns dos principais componentes do leite materno são:

  • Glóbulos brancos e anticorpos, que atuam no sistema imunológico do bebê, protegendo contra possíveis infecções, e ajudando no processo de desenvolvimento dos órgãos;
  • Proteínas, que são responsáveis por ativar o sistema imunológico e proteger os neurônios em desenvolvimento;
  • Carboidratos, que ajudam no processo de formação da microbiota intestinal;
  • Enzimas, que são importantes para diversos processos metabólicos essenciais para o funcionamento do corpo;
  • Vitaminas e minerais, que são fundamentais para o crescimento saudável do bebê.

De acordo com a quantidade de leite produzido, composição e dias após o nascimento do bebê, o leite materno pode ser classificado em:

  • Colostro: É o primeiro leite produzido após o nascimento do bebê e normalmente é produzido em menor quantidade. É mais espesso e amarelado e é constituído principalmente por proteínas e anticorpos, já que tem como objetivo principal conferir proteção contra infecções ao bebê logo após o nascimento;
  • Leite de transição: Começa a ser produzido em maiores volumes entre o 7º e 21º dia após o nascimento e possui maior quantidade de carboidratos e gorduras, favorecendo o crescimento saudável do bebê;
  • Leite maduro: É produzido a partir do 21º dia após o nascimento do bebê e possui composição mais estável, havendo concentrações ideais de proteínas, vitaminas, minerais, gorduras e carboidratos.

​​Além destas variações na composição, o leite materno também sofre modificações ao longo da mamada, sendo primeiro liberado um componente mais fluido para a hidratação e no final mais espesso para alimentação.

Conheça os benefícios da amamentação.

Composição nutricional do leite materno

ComponentesQuantidade em 100 ml de leite materno
Energia6,7 calorias
Proteínas1,17 g
Gorduras4 g
Carboidratos7,4 g
Vitamina A48,5 mcg
Vitamina D0,065 mcg
Vitamina E0,49 mg
Vitamina K0,25 mcg
Vitamina B10,021 mg
Vitamina B20,035 mg
Vitamina B30,18 mg
Vitamina B613 mcg
Vitamina B120,042 mcg
Ácido Fólico8,5 mcg
Vitamina C5 mg
Cálcio26,6 mg
Fósforo12,4 mg
Magnésio3,4 mg
Ferro0,035 mg
Selênio1,8 mcg
Zinco0,25 mg
Potássio52,5 mg
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem