Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais complicações da gripe

A gripe é uma doença relativamente comum e que, em geral, dura entre 7 e 10 dias. Porém, quando não tratada corretamente, as complicações da gripe podem torná-la mais séria, sendo capaz de levar à morte, especialmente em grupos da população mais susceptíveis, como idosos e pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares.

Principais complicações da gripe

Principais complicações da gripe

Quando a gripe não é tratada corretamente ou quando a pessoa se encontra dentro do grupo mais suscetível à gripe podem haver complicações, como:

  • Inflamação grave das vias aéreas com expectoração de secreção sanguinolenta;
  • Pneumonia viral, que causar a morte em menos de 48 horas e acontece quando o vírus Influenzae atinge os pulmões, podendo haver progressão para insuficiência respiratória;
  • Pneumonia bacteriana, que compromete a capacidade dos pulmões;
  • Encefalite, que é a inflamação do cérebro que pode provocar sonolência, confusão mental e coma;
  • Miocardite, que é a inflamação do músculo cardíaco, que pode produzir insuficiência cardíaca;
  • Miosite, que é a inflamação dos músculos.
  • Bronquite, que corresponde à inflamação dos brôquios em que que há tosse e falta de ar;
  • Otite, que é a inflamação no ouvido;
  • Laringotraquíte, que é a inflamação da laringe e da traquéia.

A síndrome de Reye é uma complicação grave e potencialmente letal que ocorre mais frequentemente em crianças durante epidemias do vírus da influenza B, particularmente quando elas são medicadas com aspirina ou com algum medicamento que a contém. Saiba mais sobre a síndrome de Reye.

Quem é mais susceptível?

Quem tem mais chance de ter complicações da gripe são as pessoas com doenças crônicas, como diabetes, doenças respiratórias, no fígado, coração ou nos rins, além daquelas que possuem doenças que possam comprometer o sistema imunológico, como a AIDS, por exemplo. Além disso, têm mais chances de desenvolverem complicações quem se encontra no tratamento do câncer e pessoas com mais de 65 anos, pois o sistema imunológico também está comprometido.

Para evitar as complicações, é importante realizar o tratamento de acordo com a orientação do médico. Saiba como é feito o tratamento para gripe. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...