Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como voltar a andar depois da amputação

Para voltar a andar, depois da amputação da perna ou do pé, pode ser necessário usar próteses, muletas ou cadeira de rodas para facilitar a mobilização e recuperar a independência nas atividades diárias, como trabalhar, cozinhar ou limpar a casa, por exemplo.

No entanto, o tipo de ajuda para voltar a andar deve ser avaliada por um ortopedista e, geralmente, pode ser iniciada 1 semana após a amputação, respeitando a seguinte ordem:

  • Sessões de fisioterapia;
  • Uso da cadeiras de rodas;
  • Uso de muletas;
  • Uso de prótese,

A recuperação após a amputação deve ser feita em clínicas de fisioterapia ou no INTO - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, para aprender a utilizar corretamente as muletas, a cadeira de rodas ou a prótese e fortalecer os músculos, para melhorar o equilíbrio.

A pessoa amputada pode ter uma vida normal e realizar exercícios para melhorar sua qualidade de vida. Veja alguns exemplos de exercícios indicados em caso de amputação de membros em: Como a paraolimpíada pode te ajudar a escolher o melhor esporte.

Cadeira de rodasCadeira de rodas
MuletasMuletas
Proteses de perna Proteses de perna

Como andar com cadeira de rodas

Para andar com cadeiras de rodas após a amputação deve-se utilizar uma cadeira adequada ao peso e tamanho da pessoa e seguir os seguintes passos:

  1. Travar a cadeira de rodas;
  2. Sentar na cadeira com as costas retas e com o pé pousado no apoios da cadeira;
  3. Segurar no aro da roda e impulsionar a cadeira para a frente com os braços.

A cadeira de rodas pode ser manual ou automática, no entanto, a cadeira automática não deve ser utilizada porque enfraquece os músculos e dificulta o uso de próteses ou muletas.

Um fisioterapeuta poderá ensinar pessoalmente como se locomover com a cadeira de rodas.

Como andar com muletas

Para andar com muletas após a amputação de uma perna é importante começar fazendo exercícios para fortalecer os braços e o tronco para ganhar força e equilíbrio. Depois, deve-se utilizar as muletas da seguinte forma:

  1. Apoiar as duas muletas à frente no chão, à distância dos braços;
  2. Impulsionar o corpo para a frente, apoiando todo o peso nas muletas;
  3. Repetir estes passos para andar com as muletas.

Além disso, para subir e descer escadas deve colocar as 2 muletas no mesmo degrau e balançar o tronco na direção que deseja. Para saber mais, veja: Como usar muletas corretamente.

Como andar com prótese

Na maioria dos casos, a pessoa que perde o membro inferior, pode voltar a andar ao usar uma prótese, que é um equipamento utilizado para substituir o membro amputado e, por isso, deve ser funcional para facilitar os movimentos.

No entanto, nem todas as pessoas podem utilizar este equipamento e, por isso, é necessário uma avaliação pelo médico para indicar se pode ou não utilizar prótese e, qual a mais indicada para cada caso.

Como colocar a prótese

Para colocar a prótese é importante vestir a meia de proteção, inserir a prótese e verificar se está bem encaixada. Saiba quais os cuidados a ter com o coto em: Como cuidar do coto da amputação.

Embora, voltar a andar após uma amputação, exija muito esforço, é possível voltar a ganhar independência no dia-a-dia.

Veja como adaptar a casa para facilitar a caminhada em: Adaptação da casa para o idoso.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...