Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar a bengala corretamente

Para andar com a bengala corretamente deve-se posicioná-la no lado oposto da perna machucada, porque ao colocar a bengala no mesmo lado da perna machucada o indivíduo irá colocar o peso do corpo em cima da bengala, o que está incorreto.

A bengala é um apoio extra, que melhora o equilíbrio evitando a queda, mas é importante que seja usada corretamente para que não cause dor no punho ou no ombro. 

Os cuidados essenciais para usar a bengala corretamente são:

  • Ajustar a altura da bengala: A parte mais alta da bengala deve estar na mesma altura do punho do paciente, quando seu braço está esticado;
  • Usar a cordinha da bengala em volta do punho para que a bengala não caia no chão se precisar usar as duas mãos;
  • Posicionar a bengala ao lado do corpo para não tropeçar nela;
  • Não andar no chão molhado e evitar os tapetes;
  • Ter cuidado ao entrar no elevador e ao usar as escadas para evitar quedas. Calma e equilíbrio são essenciais neste momento, mas se cair, deve pedir ajuda para levantar e seguir em frente, mas em caso de dor é importante consultar um ortopedista. Veja como aliviar a dor da queda em: 5 dicas para aliviar a dor no joelho.
Exemplos de bengalas para idososExemplos de bengalas para idosos
Como andar corretamente com a bengalaComo andar corretamente com a bengala

Quem deve usar bengala

O uso da bengala é recomendado para todos os que precisam de mais equilíbrio para se levantar ou andar.

Um bom teste para saber se o indivíduo precisa usar bengala é verificar em quanto tempo ele consegue andar 10 metros. O ideal é andar 10 metros em 10 segundos ou menos. Se o paciente precisar de mais tempo, é recomendado o uso da bengala para conferir mais equilíbrio.

As melhores bengalas são aquelas que possuem extremidades emborrachadas e que permitem o ajuste da altura. Normalmente as bengalas de alumínio possuem 'buraquinhos' para ajustar a altura, mas as bengalas de madeira podem ser cortadas à medida.

Veja também:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...