Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cãibras na gravidez: saiba o que fazer

A presença de cãibras na gravidez é uma situação bastante comum, apesar de bastante incômoda, e pode ocorrer em qualquer grávida, de qualquer idade, sendo mais comum de acontecer nas pernas. A ocorrência de cãibra normalmente está relacionada com deficiências nutricionais, principalmente devido à pouca quantidade de cálcio e magnésio no organismo.

Assim, para evitar as cãibras na gravidez, é importante seguir uma dieta adequada composta por alimentos ricos em cálcio e magnésio, que deve ser indicada pelo nutricionista, além de atividades físicas regulares e alongamentos. Saiba o que causa a cãibra na gravidez e como tratar.

O que fazer

No momento em que houver cãibra, é importante alongar o músculo acometido, mesmo que haja dor. No caso da panturrilha, por exemplo, para alongá-la pode-se fazer os seguintes alongamentos:

Alongamento para panturrilha
Alongamento para panturrilha
Alongamento para os dedos dos pés
Alongamento para os dedos dos pés

Para que o alongamento seja feito corretamente deve manter-se parada nesta posição por pelo menos 1 minuto. Isso vai impedir a cãibra, soltando o músculo, mas é possível que a região fique dolorida e por isso aplicar uma compressa morna e receber uma massagem nestes locais podem ajudar. Saiba o que fazer quando estiver com cãibra.

Além do alongamento quando sentir cãibra, é importante fazer alongamentos diariamente para evitar que ocorra esse desconforto, além de dar flexibilidade e corrigir possíveis alterações na postura. Praticar atividades físicas leves com orientação profissional também podem evitar que as cãibras surjam.

O que comer

Cãibras na gravidez: saiba o que fazer
Cãibras na gravidez: saiba o que fazer

Para evitar a ocorrência de cãibras durante a gravidez pode-se investir em uma alimentação adequada e orientada pelo nutricionista. É importante consumir alimentos ricos em magnésio e cálcio, como banana, água de coco, aveia, espinafre, castanha-do-pará e amendoim, por exemplo, pois ajuda a regularizar os níveis de minerais do organismo, evitando a ocorrência de cãibras. Saiba o que é bom para curar a cãibra.

Além disso, também existem alguns tratamentos caseiros que são ótimos para prevenir as cãibras de forma natural, como o suco de maçã com gengibre, por exemplo. Saiba como é feito o tratamento caseiro para cãibra nas pernas. 

Em alguns casos, quando a quantidade de cálcio e magnésio consumidos por meio dos alimentos não é suficiente e ainda há a ocorrência de cãibras, o médico obstetra pode recomendar a suplementação tanto do cálcio quanto do magnésio. É de extrema importância que essa suplementação seja feita apenas sob orientação médica, pois pode interferir no parto, uma vez que aumentam a flacidez do útero, evitando as contrações uterinas.

Assista ao vídeo para saber que alimentos comer para evitar as cãibras:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar