Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a hidrosadenite

A hidrosadenite, que é uma doença crônica da pele que provoca o surgimento de pequenos nódulos inflamados debaixo da pele. Não tem cura, no entanto, os seus sintomas podem ser aliviados e controlados com alguns tratamentos que incluem antibióticos, injeções de cortióoides ou cirurgia, por exemplo.

Normalmente, a hidrosadenite surge nos locais de prega da pele, como axilas ou virilhas, após a adolescência, tendo tendência a piorar ao longo dos anos. Assim, o tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível para evitar o agravamento da doença, podendo incluir:

  • Antibióticos: podem ser utilizados na forma de pomadas para passar na pele ou comprimidos para engolir e ajudam a evitar o surgimento dos nódulos inflamados na pele;
  • Remédios corticóides: podem ser injetados diretamente nos nódulos para reduzir a inflamação nos período de crise ou utilizados na forma de comprimidos para tentar evitar os sintomas;
  • Imunomoduladores: são remédios que reduzem a resposta imunitária e, por isso, diminuem as chances de desenvolvimento de nódulos inflamados.

Estes remédios devem ser orientados por um dermatologista, e o tratamento deve ser constantemente avaliado, pois alguns destes medicamentos podem aumentar o risco de infecções ou de surgimento de câncer.

Já nos casos mais graves, em que não é possível controlar os sintomas com apenas com o uso de remédios, o médico pode recomendar fazer cirurgia.

Como tratar a hidrosadenite
Como tratar a hidrosadenite

Cirurgia para hidrosadenite

A cirurgia para hidrosadenite normalmente é indicada para os casos mais persistentes da doença, em que não é possível aliviar os sintomas apenas com o uso de remédios.

O tipo de tratamento cirúrgico, geralmente, varia de acordo com a quantidade de pele afetada, sendo que quando a doença aparece apenas em uma pequena região, podem ser feitos pequenos cortes para drenar os nódulos, aliviando a dor e o inchaço.

Já quando a hidrosadenite surge em áreas maiores, o médico pode retirar toda a pele afetada e substituí-la por um enxerto de pele saudável retirada de outra parte do corpo. Embora este tratamento possa tratar a hidrosadenite na região, não impede o surgimento da doença em outros locais da pele.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...