Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a bronquite na gravidez

O tratamento da bronquite na gravidez é muito importante, pois a bronquite na gravidez, quando não controlada ou tratada, pode prejudicar o bebê, aumentando o risco de parto prematuro, do bebê nascer com baixo peso ou ocorrer atraso no seu crescimento.

Assim, o tratamento para bronquite na gravidez deve ser feito da mesma forma que era feito antes da mulher engravidar e pode ser feito com:

  • Repouso;
  • Ingestão de líquidos, como água ou chás, para ajudar a fluidificar e a retirar as secreções;
  • Remédios corticosteroides ou progesterona indicados pelo obstetra;
  • Remédios para baixar a febre, como o Tylenol, por exemplo, sob orientação do obstetra;
  • Nebulizações com soro fisiológico e medicamentos broncodilatadores indicados pelo obstetra, como o Berotec ou o Salbutamol, por exemplo;
  • Remédios broncodilatadores em spray, como o Aerolin, por exemplo;
  • Fisioterapia através de exercícios respiratórios.

O tratamento para bronquite na gravidez ajuda a aliviar os sintomas de bronquite, como tosse, catarro, dificuldade para respirar, respiração ruidosa com chiado ou falta de ar. É normal a gestante sentir dores no abdômen, pois quando tosse os músculos do abdômen são contraídos.

Recomendações para bronquite na gravidez

Algumas recomendações para bronquite na gravidez são:

  • Beber o chá de limão com mel ou o chá de gengibre durante o dia;
  • Tentar se acalmar durante uma crise de tosse e, quando estiver melhorando, tomar 1 colher de sopa do xarope de cenoura e mel, que é feito com 4 cenouras para 1 xícara de mel;
  • Fazer acupunctura juntamente com o tratamento para bronquite.

Estas recomendações ajudam no tratamento da bronquite na gravidez, pois aliviam a tosse e melhoram a respiração da gestante.

Sinais de melhora da bronquite na gravidez

Os sinais de melhora da bronquite na gravidez incluem a diminuição dos acessos de tosse, desaparecimento do chiado ao respirar, respiração sem dificuldade e diminuição do catarro.

Sinais de piora da bronquite na gravidez

Os sinais de piora da bronquite na gravidez incluem aumento das crises de tosse, aumento do catarro, dedos e unhas ficam azulados ou arroxeados, dificuldade maior em respirar, dor no peito e inchaço das pernas e dos pés.

Complicações da bronquite na gravidez

Algumas complicações da bronquite na gravidez incluem enfisema pulmonar, pneumonia ou insuficiência cardíaca, que podem gerar sintomas como intensa dificuldade para respirar e inchaço corporal e por isso é importante realizar o tratamento proposto pelo médico.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...