Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a artrite reativa

Para tratar a artrite reativa é importante consultar um reumatologista para iniciar o tratamento medicamentoso assim que surgem os primeiros sintomas, que podem incluir dor nas articulações, ardência ao urinar ou vermelhidão dos olhos, dependendo do local afetado.

Saiba mais sobre este problema em: Artrite reativa.

No entanto, para aliviar os sintomas enquanto se espera pela consulta no reumatologista é recomendado repousar bastante, fazer o tratamento para a infecção que levou ao surgimento da artrite reativa e movimentar a articulação afetada com cuidado e delicadeza. Veja outras formas de aliviar a dor em: Remédio caseiro para dor na articulação.

Remédios para artrite reativa

O tratamento medicamentoso para artrite reativa deve ser orientado pelo médico, mas normalmente inclui:

  • Antibióticos: como Amoxicilina ou Eritromicina para combater a infecção que está causando o surgimento da artrite reativa;
  • Remédios anti-inflamatórios: como Ibuprofeno ou Diclofenaco para reduzir a inflamação na articulação e outros locais do corpo, facilitando os movimentos e aliviando a dor;
  • Remédios corticoides: como Prednisolona ou Betametasona, por exemplo, que são usados para reduzir a inflamação quando os anti-inflamatórios não apresentam resultados;
  • Remédios modificadores da doença: como a Sulfassalazina que são usados nos casos crônicos, quando nenhum dos outros medicamentos reduziram os sintomas.

Normalmente, o tratamento para artrite reativa dura cerca de 6 meses, mas em alguns casos pode chegar até 1 ano, dependendo da gravidade dos sintomas e da causa que levou ao surgimento da artrite.

No entanto, para acelerar o tratamento e aliviar os sintomas, o médico pode ainda recomendar sessões de fisioterapia para completar o tratamento medicamentoso.

Fisioterapia para artrite reativa

O tratamento fisioterapêutico para artrite reativa deve ser orientado por um fisioterapeuta e, por isso, é importante que os exercícios sejam sempre feitos em uma clínica de fisioterapia.

Normalmente, a fisioterapia é mantida durante todo o tratamento medicamentoso da artrite reativa pois ajuda a diminuir a dor na articulação, a aumentar a amplitude e a prevenir deformações que possam surgir devido ao problema.

Sinais de melhora da artrite reativa

Os sinais de melhora da artrite reativa surgem algumas semanas após o início do tratamento e, normalmente, incluem o alívio da dor, redução da rigidez articular e diminuição da inflamação nos vários locais do corpo, caracterizada por diminuição do inchaço nas articulações ou redução da vermelhidão nos olhos.

Sinais de piora da artrite reativa

Os sinais de piora da artrite reativa são mais frequentes quando o tratamento não está apresentando resultados e incluem aumento da dificuldade para movimentar uma articulação, diminuição da capacidade para enxergar ou piora dos outros sintomas.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...