Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 formas de tirar o sono rápido

Para tirar o sono que sentimos de dia, no trabalho ou durante estudo, deve-se apostar em receitas naturais de chás, como gengibre e guaraná, bebidas energéticas, ou técnicas de estimulação, como fazer um alongamento, massagem de pontos do corpo ou, até, mudar o foco da atenção por um tempo.

Estes truques são muito úteis quando feitos esporadicamente, naqueles dias em que surge um cansaço inesperado e que pode atrapalhar o rendimento ao longo do dia. 

Assim, as principais dicas para cortar a sonolência e o cansaço, são:

1. Bebidas ou alimentos estimulantes

Alguns alimentos tem um efeito estimulante cerebral, e ajudam a manter o cérebro desperto e com energia para a realização de tarefas diárias. Os principais são:

  • Café forte ou cafeína em cápsulas, compradas em loja de suplementos ou produtos naturais;
  • Chá preto, chá mate ou chá verde, que podem ser consumidos em chás, pó ou cápsulas;
  • Refrigerantes tipo cola;
  • Bebidas energéticas, como Red Bull, Fusion, TNT ou Monster, por exemplo;
  • Guaraná em pó ou em cápsulas;
  • Chocolate meio amargo;
  • Acrescentar gengibre ou pimenta às refeições ou bebidas.

O café não deve ser consumido várias vezes ao dia, e sim em horários estratégicos, como pela manhã, após almoço ou no momento da sonolência, pois, se consumido em excesso, pode causar piora do cansaço.

Além disto, a cafeína pode causar sensibilidade ou abstinência em algumas pessoas, provocando dor de cabeça, irritabilidade e palpitações e, por isto, este tipo de alimento deve ser evitado por quem tem doenças do coração ou arritmias. Confira a lista de alimentos ricos em cafeína.

7 formas de tirar o sono rápido

2. Estimular os sentidos

Uma ótima forma de despertar o cérebro para tirar o sono é a estimulação dos sentidos, como olfato, visão ou tato. Sentir cheiros de substâncias com perfumes característicos, como do café, hortelã ou canela, por exemplo, são uma ótima forma de estimular a mente. Outra dica é perfumar o ambiente com óleos essenciais de alecrim, gengibre, eucalipto ou limão.

Manter o ambiente bem iluminado, abrindo-se as janelas ou olhando para lâmpadas, também é estimulante, pois a luz ativa e desperta o cérebro. Outra boa estratégia é tomar um banho frio ou lavar o rosto, pois ajudam a tirar o sono e a sensação de cansaço.

Beber água, também ajuda a ativar os sentidos em momentos de sonolência, além de causar sensação de bem-estar por hidratar o corpo.

3. Usar técnicas corporais

Técnicas de respiração são úteis para melhorar a concentração e o foco, como respirar profundamente várias vezes, respirar alternando as narinas ou fazer ciclos de respiração rápida e curta por alguns segundos, com a postura ereta e os olhos fechados. Para respirar alterando as narinas, deve-se:

  1. Tapar uma narina com o dedo indicador e inspirar pela outra;
  2. Tapar a outra narina enquanto segura a respiração, e soltar o ar;
  3. Repetir o processo inspirando pela mesma narina que soltou o ar.

Tirar alguns minutos para realizar um alongamento, esticando os braços e a coluna, por exemplo, também ajuda a ativar os músculos e a circular a energia do corpo. 

Já a pressão e massagem de pontos estratégicos do copo, são técnicas de reflexologia que podem ajudar a aumentar a energia e concentração, como pressionar a região entre o lábio superior e o nariz, o ponto entre as sobrancelhas ou a parte plantar do dedão do pé, por exemplo.

Pontos para massagear e diminuir o sono.Pontos para massagear e diminuir o sono.

4. Movimentar o corpo

No momento do cansaço e sonolência, ativar o corpo e a circulação através de caminhadas por alguns minutos, subir e descer lances de escada ou até fazer alguns poli-chinelos, podem ajudar a melhorar a disposição. 

A atividade física diária também é excelente para melhorar a energia do copo, sensação de bem-estar, além de melhorar o sono, o que irá diminuir os episódios de sono durante o trabalho ou estudo. 

5. Comer alimentos de fácil digestão

Em dias de muito cansaço, deve-se ter uma alimentação leve, principalmente à base de legumes e verduras, e em poucas porções para evitar que o corpo gaste energia com a digestão, e piore o sono. 

Quando surgir o sono, comer alguma guloseima ou massa, de preferência com cereal integral, ou uma fruta, como a maçã, ajuda o corpo a ficar mais ativo e com energia. 

6. Conversar

Conversar por alguns minutos, com algum colega de trabalho ou por telefone, de preferência sobre um assunto interessante ou divertido, ajuda a estimular o cérebro e fazê-lo acordar.

7. Jogar

Praticar algum jogo, que pode ser no computador ou celular, como forca, jogo da velha ou snake, por exemplo é um forma de estimular o raciocínio e ficar desperto por mais tempo, afastando o sono. 

Estes truques podem tirar a sonolência por um tempo até que se consiga realizar o trabalho desejado. Entretanto, para acabar definitivamente com o cansaço, é importante ter um sono reparador durante a noite, dormindo 7 a 8 horas, respeitar o horário para dormir e realizar atividades físicas, e, assim, o organismo se habitua à liberação de hormônios na corrente sanguínea, garantindo um bom estado de alerta durante o dia.

Quando possível, dormir por até 30 minutos após o almoço também pode ajudar a melhorar o rendimento à tarde. Saiba como tirar uma soneca da forma correta e outras dicas para dormir melhor para aumentar a energia ao longo do dia.

Caso a presença de sono durante o dia seja constante ou piore dia após dia, é recomendado procurar o clínico geral para realização do exame clínico e exames de sangue, pois a sonolência excessiva também pode indicar algumas doenças, como hipotireoidismo, anemia ou depressão, por exemplo. Veja quais são as doenças que causam cansaço excessivo

Mais sobre este assunto:


Carregando
...