Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tirar manchas da pele

Existem algumas receitas caseiras indicadas para retirar manchas escuras da pele, que incluem o uso de tomate, leite de rosas e iogurte natural, que podem ser causadas pelo sol, por restos de tinta de cabelo, e de manchas roxas na pele.

No entanto, também existem tratamentos estéticos que incluem a microdermoabrasão, laser, luz pulsada ou peeling, por exemplo, que são indicados para remover especialmente as manchas mais profundas que não saem com o uso de cremes e tratamentos caseiros.

Como tirar manchas da pele

4 Formas naturais de tirar manchas do rosto

Para retirar manchas escuras do rosto, braços ou mãos, que podem ser provocadas pelo uso do anticoncepcional ou por descamação da pele depois de uma temporada na praia ou na piscina, pode-se usar uma das seguintes alternativas:

  1. Máscara de tomate: abrir um tomate e aplicar no rosto, pressionando especialmente nas manchas;
  2. Leite de rosas: limpar a pele diariamente com leite de rosas;
  3. Máscara de 1 iogurte natural batido com suco puro de 1 limão: deixar atuar por cerca de 20 minutos, à noite, e lavar muito bem a seguir;
  4. Aplicar um pouquinho de Bepantol na área desejada e deixar atuar durante toda a noite.

Quando estes tratamentos caseiros não são suficientes para uniformizar o tom da pele podem ser usados outros tratamentos como o Ácido Kojico ou apostar numa microdermoabrasão ou peeling profundo com ácidos que podem ser aplicados pelo dermatologista ou fisioterapeuta dermatofuncional.

O que fazer para tirar manchas escuras das mãos

As manchas marrom escuras que surgem no dorso das mãos são causadas pela exposição solar ao longo dos anos, sendo comum em pessoas com mais de 40 anos de idade. Para clarear este tipo de mancha nas mãos de forma caseira é possível usar as seguintes estratégias:

  • Usar creme caseiro misturando 1 lata de creme nívea, 1 tubo de hipoglós, 1 ampola de vitamina A e 1 vidro de óleo de amêndoa doce, diariamente e
  • Usar a seguinte máscara caseira preparada com 1 clara de ovo, 1 colher de sopa de leite de magnésia e 1 tampinha de bepantol líquido. Aplicar a mistura na pele durante 30 minutos e lavar com água a seguir. Esta mistura deve ser aplicada em dias alternados durante cerca de 3 a 4 semanas.

Além disso, também é aconselhado passar sempre o protetor solar, com FPS 15, diariamente no rosto, braços e mãos, para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol, evitando que novas manchas surjam e o escurecimento das que já existem.

2 receitas para retirar restos de tinta de cabelo da pele

Como tirar manchas da pele

Para tirar manchas de tinta de cabelo da pele, pode-se experimentar esfregar na região uma das receitas a seguir:

  • 2 colheres de sopa de café em pó com 2 colheres de shampoo ou
  • Algodão embebido em vinagre.

Depois, deve-se lavar a pele com água e as manchas de tinta de cabelo devem sair naturalmente, mas para evitar que as mãos e a região da face próxima ao couro cabeludo fiquem manchadas deve-se usar luvas sempre que estiver usando produtos para pintar o cabelo e aplicar um pouco de creme hidratante ou óleo de amêndoa doce nas áreas onde a tinta pode tingir a pele.

Como tirar manchas causadas por limão

Como tirar manchas da pele

As manchas escuras que podem surgir nas mãos ou nos braços, devido ao contato com limão seguido de exposição solar, como pode acontecer ao fazer uma caipirinha e sair ao sol, por exemplo, podem ser tratadas com cremes que clareiam a pele.

As manchas escuras na pele que são causadas pelo limão são chamadas de fitofotomelanose, e podem demorar 2 ou 3 dias para aparecer. Para eliminar o ideal é lavar muito bem a pele manchada e sempre colocar protetor solar em cima da mancha para que ela não fique ainda mais escura. A tendência é a mancha do limão ir clareando com o passar do tempo, mas pode demorar até 4 meses para desaparecer.

Assim, para clarear a mancha e uniformizar o tom da pele é possível aplicar um creme ou loção clareadora como os que contém vitamina C, por exemplo. Estes podem ser comprados em farmácias ou lojas de produtos de estética. 

Saiba porque esse tipo de mancha pode aparecer aqui.

Como clarear as sardas

As sardas são comuns em pessoas de pele clara e geralmente surgem no rosto, colo e braços, e tendem a ficar mais escuras no verão quando a exposição ao sol é maior. Para clarear as sardas também pode-se usar cremes ou loções clareadoras contendo hidroquinona, por exemplo, mas como elas são uma característica genética normalmente não desaparecem completamente.

Como tirar manchas causadas pela gravidez

Como tirar manchas da pele

Durante a gravidez as alterações hormonais e a exposição solar favorecem a instalação das manchas escuras no rosto, especialmente na região próxima aos olhos e maçãs do rosto. Para manter a uniformidade do tom da pele na gravidez é aconselhado usar creme clareador como o que possui vitamina C e fazer 2 vezes por mês uma boa limpeza de pele e uma esfoliação para manter a pele hidratada e cuidada.

Durante a gravidez não é possível realizar nenhum tratamento intensivo porque poderá prejudicar o bebê ou agravar as manchas, por isso a melhor forma de clarear as manchas é usar protetor solar diariamente, mesmo quando não sai ao sol porque a luz ultravioleta também prejudica a pele e pode causar manchas. Saiba mais sobre o melasma

Como saber se a mancha pode ser câncer de pele

Para saber se uma mancha na pele pode ser câncer de pele deve-se observar se:

  • O mancha está bem separada de qualquer outra e encontra-se isolada;
  • Se a mancha tem mais de 6 mm e bordas irregulares;
  • Se há mais de 1 cor na mesma mancha, com tom azulado, por exemplo.

Se houver qualquer uma destas características deve-se ir ao dermatologista para que ele possa identificar se a mancha pode ser câncer de pele e qual deve ser o tratamento. O câncer de pele mais comum, apesar de ser grave, pode ser removido completamente com uma cirurgia, antes que possa se espalhar por outras áreas do corpo. Saiba como identificar o câncer de pele.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...