Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Como tirar as manchas de catapora

Fevereiro 2020

Aplicar diariamente na pele um pouquinho de óleo de rosa de mosqueta, hipoglós ou babosa são ótimas formas de tirar as pequenas manchas na pele deixadas pela catapora. Esses produtos são naturais e podem ser usados até mesmo nas crianças, desde que tenham mais de 6 anos de idade ou com orientação de um pediatra.

Após cerca de 2 meses de uso diário, as manchas poderão estar mais claras, mas caso não se consiga notar nenhuma diferença, pode-se recorrer ao uso de algum creme com propriedades clareadoras, como o Suavicid, que pode ser indicado pelo dermatologista.

Já os tratamentos estéticos para remover as marcas e manchas da catapora só deve ser iniciado depois que a catapora estiver totalmente curada, mas o ideal é que seja feito ainda na infância, porque senão as marcas podem se tornar permanentes, sendo muito difíceis de serem removidas na vida adulta.

Marcas e manchas de catapora
Marcas e manchas de catapora

1. Formas naturais

Para tirar as cicatrizes da catapora da pele da criança, podem ser usadas soluções naturais como:

  • Óleo de gérmen de trigo: aplicar o óleo de gérmen de trigo nas cicatrizes da catapora todos os dias, após tomar banho. O óleo de gérmen de trigo é rico em vitamina E e antioxidantes, que ajudam na cicatrização e na regeneração da pele.
  • Babosa: cortar 2 folhas de babosa ao meio, com a ajuda de uma colher, extrair todo o gel de dentro da folha para um recipiente. A seguir, deve-se umedecer uma toalha ou gaze limpa no gel e passar nas cicatrizes diariamente, cerca de 2 vezes por dia. A babosa ajuda na cicatrização da pele, hidratando-a e regenerando-a.
  • Óleo de rosa mosqueta: aplicar o óleo na pele todos os dias, após o banho. O óleo de rosa mosquetá promove a regeneração da pele, clareando e hidratando a pele.

Além disso, é também importante evitar a exposição solar, usando um protetor solar com FPS acima de 30 e fazer esfoliações caseiras a cada 2 semanas para retirar as células mortas da pele. Veja como fazer um bom esfoliante caseiro com ingredientes naturais.

2. Tratamentos estéticos

Se a catapora não deixou propriamente manchas escuras na pele, mas ficaram pequenas cicatrizes que são mais altas que a pele, podem ser usados tratamentos como: 

  • Pomada com corticoide: combate a coceira, hidrata e protege a pele mas só pode ser usada sob indicação médica;
  • Peeling com ácidos: remove a camada mais superficial da pele, clareando a pele e retirando cicatrizes;
  • Dermoabrasão: remove a camada mais externa da pele através de um tipo de lixa elétrica, retirando as marcas da catapora e conferindo um contorno uniforme à pele;
  • Laser: utiliza luz de alta energia para remover a pele danificada e remover as cicatrizes indesejadas da catapora.

A escolha do melhor tratamento estético deve ser feita pelo dermatologista ou fisioterapeuta dermato funcional após avaliação da pele do indivíduo.

Como evitar ficar com manchas

Para evitar o srugimento de manchas e cicatrizes deixadas pela catapora é fundamental evitar coçar as feridas, no entanto, essa pode ser uma idnicação bem difícil de seguir, especialmente no caso das crianças.

Assim, outras dicas que, além de diminuir a sensação de coceira, também podem diminuir o risco de ficar com manchas ou marcas muito intensas são:

  • Cortar as unhas muito pequenas, para evitar ferir a pele ao coçar;
  • Aplicar uma pomada antialérgica, como a Polaramine, nas feridas que mais coçam;
  • Usar luvas ou calçar uma meia nas mãos;
  • Tomar um banho morno com 1/2 xícara de aveia em flocos e água fria 2 vezes ao dia;
  • Não ficar exposto ao sol até que as feridas estejam completamente cicatrizadas.

Uma outra dica importante é, ao coçar, não usar as unhas, mas coçar o local com as mão fechadas, usando o "nó" dos dedos e nunca retirar as crostas que ficam nas feridas.

As manchinhas da catapora devem sair em aproximadamente 1 mês, mas em alguns casos esta mancha pode virar uma cicatriz e esta deverá ser permanente, mas apesar disso elas poderão ser retiradas com o uso de equipamentos estéticos, como o laser, por exemplo.

Confira outras opções para combater a coceira da catapora.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem