Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como se pega escarlatina

A escarlatina se pega através do contato com as secreções da saliva e do nariz do indivíduo contaminado com a bactéria que causa a doença, seja por meio do espirro ou tosse. Ambientes fechados também favorecem a propagação da doença, como, por exemplo, creches, escolas, cinemas e shoppings.

Após a contaminação da doença, que é mais frequente em crianças e adultos até aos 15 anos, ela provoca sintomas como febre alta, dores de garganta, erupções cutâneas avermelhadas em todo o corpo e língua avermelhada.

A escarlatina geralmente não é transmissível 24 horas após o início do tratamento, que é feito com antibióticos, como a penicilina, por isso, a criança pode voltar à escola e às suas atividades normais depois deste tempo, sempre com a indicação do pediatra.

Apesar de uma pessoa poder entrar em contato com a bactéria causadora da doença, isso não quer dizer que ela a desenvolva, vai depender do seu sistema imune. Assim, se um dos irmãos desenvolve a escarlatina o outro pode apenas sofrer de amigdalite e não desenvolver a doença.

Um indivíduo pode vir a sofrer de escarlatina 3 vezes na vida, devido as 3 formas diferentes da bactéria, sendo o tempo de infestação mais comum o verão e a primavera.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...