Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como se livrar da angústia

Existem algumas maneiras que podem ajudar a se livrar da angústia como por exemplo, realizar alguma atividade física, meditar, fazer psicoterapia, ter uma alimentação saudável, praticar yôga e ter atividades de lazer. 

Quando a angústia persiste por muito tempo e se torna uma tristeza constante, é importante procurar ajuda de um psiquiatra, pois nestes casos é necessário a utilização de medicamentos. 

Além disso, esse sentimento está ligado à ansiedade e ao estresse e gera outras sintomas físicos como suor nas mãos, fadiga, palpitação, dor de estômago, problemas de concentração, irritabilidade e insônia. Veja qual seu nível de ansiedade.

Como se livrar da angústia

Por isso é importante saber mais sobre o que fazer para se livrar da angústia, como:

1. Atividade Física

A atividade física está associada a redução de sintomas de ansiedade e consequentemente, de angústia, por causa da liberação de substâncias como dopamina, serotonina e endorfinas que estão associadas ao bem-estar e prazer.  Além de reduzir os sentimentos de angústia, a atividade física ajuda a relaxar os músculos e a aliviar as dores e tensões do corpo. 

No começo pode parecer difícil e desmotivador, por isso é importante começar com poucos minutos de atividade física por dia, entre 10 a 15 minutos e procurar algum tipo de exercício que seja prazeroso, pode ser caminhada ou andar de bicicleta. Alguns hábitos no dia-a-dia também podem ajudar a exercitar o corpo, como subir escadas em vez de pegar elevador, estacionar mais longe, passear com o cachorro, até mesmo praticar uma dança. À medida que o corpo se acostuma, o tempo da atividade pode aumentar e logo os benefícios surgirão. 

O exercícios físicos regulares trazem mudanças significativas ao corpo e mente, melhorando a auto-estima, o sono, dando mais energia e ajudando a relaxar. Por isso, o primeiro passo é mudar de atitude, procurar pessoas ao redor que encorajem e acompanhem, pois a atividade física será uma aliada na diminuição da angústia. Veja outros benefícios da atividade física

2. Meditação

A meditação é uma técnica utilizada para concentrar em si mesmo, através do controle da respiração, redução das distrações e do silêncio, ajudando a acalmar a mente. O mindfulness é um tipo de meditação que pode auxiliar na redução dos sentimentos de angústia, pois ajuda a pessoa a lidar melhor com seus pensamentos negativos por meio da atenção e consciência plena, ou seja, estar mais atento às atividades diárias e cotidianas.

Geralmente o mindfulness, é usado para compreender as reações da mente em cada atividade, seja no trabalho, nos afazeres domésticos, ou durante uma atividade física. Nem sempre é necessário estar em um lugar específico para praticar o mindfulness, pois a ideia é ter atenção a qualquer atividade que esteja fazendo. Saiba mais sobre os exercícios de mindfulness.

3. Psicoterapia 

Quando a angústia dura muito tempo e não passa facilmente é necessário procurar ajuda de um psicólogo para realização de psicoterapia. A psicoterapia é uma técnica usada a partir da conversa e ajuda a aprender sobre sentimentos, pensamentos e comportamentos, ou seja, o psicólogo através da fala auxilia a pessoa a se conhecer e a desenvolver habilidades para o enfrentar sentimentos e situações angustiantes. 

Existem muitos tipos de psicoterapia, dependendo da abordagem de cada psicólogo, mas em geral todos os métodos ajudam na busca de novos caminhos para entender e enfrentar a angústia. 

Como se livrar da angústia

4. Alimentação saudável 

O sentimento de angústia quase sempre está associado aos sintomas de ansiedade, por isso hábitos alimentares que ajudam a controlar a ansiedade podem consequentemente reduzir a angústia. É importante manter uma dieta rica em grãos integrais, legumes e frutas, e reduzir alimentos que tenham muito açúcar e gordura, pois estão associados à sensação de nervosismo. 

Algumas substâncias encontradas em alguns alimentos podem ajudar a minimizar os efeitos da ansiedade reduzindo a angústia, como por exemplo:

  • Ômega 3: presentes no atum, salmão, sardinha e linhaça;
  • Magnésio: podem ser encontrado em castanhas, banana, amêndoas, aveia;
  • Vitamina B: encontrados em peixes, fígado, ameixa e avelã;
  • Vitamina C: achados no limão, laranja, abacaxi e acerola;
  • Triptofanos: presentes em ovos, frangos, couve-flor e salmão. 

Outras substâncias podem ser consideradas calmantes naturais, como camomila, erva-cidreira, passiflora, valeriana e ajudam a diminuir a angústia, sendo que muitas vezes são utilizadas em formato de chá ou cápsulas, mas é sempre importante ter acompanhamento do clínico geral, psiquiatra e fitoterapeuta, pois são eles que vão indicar dose e quantidade corretas para utilização. Confira mais sobre calmantes naturais.

5. Praticar yôga

O yôga é um conjunto de exercícios do corpo e da mente que ajudam a aliviar sintomas de ansiedade e estresse. É baseado em três elementos como postura, respiração e meditação e ajuda a melhorar o equilíbrio, força muscular e promove bem-estar emocional.

Geralmente, é feito com auxílio de um instrutor e é recomendado para qualquer pessoa de qualquer idade, mas é sempre importante consultar o médico antes, principalmente se tem algum problema de saúde como glaucoma e hérnias de disco. Veja aqui outros benefícios do yoga

6. Atividades de Lazer

As atividades de lazer são importantes para reduzir os efeitos da angústia, pois promove uma sensação de bem-estar, alegria e conforto, principalmente se realizadas na companhia de pessoas próximas. Essas atividades variam de cada pessoa, sendo que, em conjunto com outros métodos podem ajudam a afastar as preocupações e problemas diminuindo o sentimento de angústia. Algumas atividades de lazer podem ser passeios ao ar livre, escutar músicas preferidas, ir ao teatro, assistir um filme ou praticar algum esporte.

7. Procurar ajuda de um médico

A angústia pode não desaparecer em algumas situações e se manter por muito tempo, quando isso acontece é necessário procurar atendimento de um médico psiquiatra. Muitas vezes, a angústia, juntamente com a tristeza, é um sintoma da depressão e requer tratamento com medicamentos. Saiba se o que sente é tristeza ou depressão.

Bibliografia >

  • HELPGUIDE. The Mental Health Benefits of Exercise. Disponível em: <https://www.helpguide.org/articles/healthy-living/the-mental-health-benefits-of-exercise.htm>. Acesso em 07 Out 2019
  • MAYO CLINIC. Psychotherapy. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/tests-procedures/psychotherapy/about/pac-20384616>. Acesso em 07 Out 2019
  • MENTAL HEALTH FOUNDATION. Living with Anxiety. Disponível em: <https://www.mentalhealth.org.nz/assets/A-Z/Downloads/Living-with-anxiety-report-MHF-UK-2014.pdf>. Acesso em 07 Out 2019
  • DAVIS, Daphne M.; HAYES Jeffrey A. . What Are the Benefits of Mindfulness? A Practice Review of Psychotherapy-Related Research. Psychotherapy. 48. 2; 198-208, 2011
  • RAKEL, David. Integrative Medicine. 4.ed. Philadelphia: Elsevier, 2018. 46-63.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem