Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Verrugas são contagiosas - Saiba como se proteger

As verrugas são pequenas lesões na pele que são causadas por um vírus e são transmitidas diretamente de pessoa para pessoa através do contato direto ou indireto, e por isso pode-se pegar verruga por encostar na verruga de outra pessoa, mas também por usar a mesma toalha, por exemplo.

O risco de contrair verrugas genitais, também conhecidas por HPV, é maior do que de contrair nos pés ou em qualquer outra parte do corpo. O uso do preservativo em todas as relações impede a transmissão de verrugas genitais entre parceiros.

As verrugas comuns são benignas e podem ser do tipo vulgares, que aparecem frequentemente em volta da unhas; do tipo plantares, que aparecem na sola dos pés; planas, que sempre aparecem em grande número em todo o corpo ou as já citadas, genitais.

A aparência da verruga irá variar de acordo com o local afetado, enquanto algumas são da cor da pele, outras são mais escuras e podem ser macias ou ásperas e estas características variam conforme o tipo de verruga que a pessoa possui.

Verruga vulgarVerruga vulgar

Como se proteger e não pegar Verrugas

Para evitar o risco de contaminação com verrugas deve-se:

  • Evitar tocar nas verrugas de outras pessoas, sem ter a pele devidamente protegida com luvas;
  • Evitar piscinas comunitárias que não sejam devidamente limpas com produtos específicos para piscinas;
  • Não usar toalhas de outras pessoas;
  • Evitar tomar banho e andar descalço em balneários de piscinas e clubes, utilizando sempre chinelos de borracha nestas ocasiões;
  • Não mexer nas verrugas que possui porque isto pode aumentar a quantidade de verrugas que a pessoa possui.

Apesar de crianças e adolescentes possuírem mais facilmente verrugas, estas lesões podem afetar pessoas de todas as idade, e muitas vezes desaparecem sozinhas, sem nenhum tipo de tratamento. As pomadas com ácido salicílico em baixas concentrações costumam ser eficazes para eliminar as verrugas comuns, e para eliminar as verrugas que surgem na planta dos pés, popularmente conhecidas como olho de peixe, pode ser preciso usar concentrações mais altas, com até 40% de ácido salicílico.

Veja alguns truques caseiros para tirar verrugas:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...