Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como saber se o brinquedo é seguro para seu filho

Para saber se o brinquedo é seguro para seu filho deve ler sempre as indicações e instruções de uso do brinquedo que, normalmente se encontram na embalagem e, que devem conter o simbolo do Inmetro, indicar a idade minima e, informar sobre os perigos mais comuns que o brinquedo pode causar.

Além disso, os pais devem, sempre que possível, observar as crianças brincando e inspecionar todos os brinquedos pelo menos 1 vez por semana, para evitar acidentes, pois objetos pequenos, partidos ou com pontas podem-se tornar um perigo para a criança, podendo provocar cortes, engasgamento ou alergias, por exemplo. Leia mais em: Dicas de segurança para proteger seu filho em casa. 

Regras de segurança dos brinquedos

Existem algumas regras de segurança importantes a ter em conta na compra de brinquedos para as crianças, como:

Selo do InmetroSelo do Inmetro
Simbolo da idadeSimbolo da idade

1- Verificar o selo do Inmetro

Todos os brinquedos devem ter o selo do Inmetro na embalagem ou no próprio brinquedo com cor preta, azul ou amarela.

Este simbolo indica que o brinquedo foi sujeito a testes para identificar os possíveis riscos do brinquedo, como chance de provocar intoxicações, choques elétricos ou cortes, por exemplo e que, é seguro para venda.

2- Ser adequado à idade

Os brinquedos oferecidos à criança devem ser sempre adequados à sua idade, estando indicado na embalagem do brinquedo a idade minima que a criança deve ter para usar o brinquedo.

No entanto, quando os pais têm filhos de idades diferentes, devem ter especial atenção à criança mais pequena, que tem curiosidade e vontade de brincar com nos brinquedos do filho mais velho e, que, geralmente, são muito perigosos para o filho mais novo, por não serem adequados para a idade.

3. Ler as informações da embalagem

Como saber se o brinquedo é seguro para seu filho
Como saber se o brinquedo é seguro para seu filho

Antes de dar um brinquedo à criança deve-se ler as informações e as instruções de uso que, normalmente estão em português e, que orientam quanto ao uso seguro do produto.

Geralmente, quando o brinquedo pode causar algum perigo para a criança, mesmo que aprovado, aparece "atenção" e a informação que indica qual o perigo.

4- Ter atenção com a embalagem

Os pais devem abrir a embalagem do brinquedo antes de dar à criança ou, caso seja a criança a fazê-lo, deve ser feita na presença de um adulto, pois os plásticos podem levar a asfixia e objetos perigosos como grampos, elásticos e parafusos, por exemplo, podem machucar a criança.

Como cuidar dos brinquedos da criança

Além das regras de segurança a ter com os brinquedos, é importante observar a criança brincando, principalmente as mais pequenas, pois podem usar os brinquedos de outra forma inadequada e correr risco de vida. Além disso, devem:

  • Verificar os brinquedos: os pais devem observar todos os brinquedos da criança, pelo menos 1 vez por semana e verificar se não existem peças frouxas ou quebradas dos brinquedos e, que possam ser perigosas para a criança;
  • Arrumar os brinquedos: ter o quarto da criança arrumado diariamente é uma forma de evitar quedas que podem ocorrer mais facilmente quando os brinquedos estão espalhados;
  • Lavar os brinquedos: os brinquedos, principalmente bonecos, devem ser lavados com água porque acumulam bactérias e podem provocar alergias.

Embora, os pais tenham atenção na compra dos brinquedos e, estes sejam seguros, todas as crianças podem ter acidentes brincando, como fazer cortes ou alergias, por exemplo. Saiba como agir em: Primeiros socorros para os 8 acidentes domésticos mais comuns.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...