7 máscaras caseiras para tirar cravos da pele

Atualizado em abril 2023

As máscaras caseiras para tirar cravos da pele, como o esfoliante de iogurte natural e açúcar ou o hidratante de mel e lavanda, possuem ação esfoliante e hidratante que ajudam a eliminar as células mortas, desobstruir os poros, além de hidratar e deixar a pele mais saudável por mais tempo.

A máscara facial ou o esfoliante produzidos em casa podem ser uma ótima forma de completar o ritual de limpeza do rosto, acabar de vez com os cravos na pele e evitar a formação de novos. Porém, antes de utilizá-los, é importante passar um pouco da mistura no antebraço e aguardar por cerca de 15 minutos para ver se a pele fica vermelha ou irritada, não sendo indicado usar a mistura, nesse caso. Veja todos os passos para fazer um ritual de limpeza do rosto.

Independente da máscara escolhida, é fundamental o uso de protetor solar para impedir o surgimento de manchas decorrente das cicatrizes de acne ou cravos, além de proteger a pele contra os raios UVA e UVB.

Imagem ilustrativa número 1

7 máscaras caseiras para tirar cravos da pele

Alguns exemplos de máscaras caseiras para eliminar os cravos são:

1. Esfoliante de iogurte natural e açúcar

O esfoliante de iogurte natural e açúcar ajuda a remover as células mortas da pele, facilitar a remoção de cravos, além de estimular a renovação celular, deixando a pele mais hidratada, bonita e sedosa.

Ingredientes

  • 3 colheres de chá de açúcar branco refinado;
  • ½ copo de iogurte natural.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes em um recipiente limpo e seco, até obter uma mistura homogênea e deixar repousar por 5 minutos. Aplicar o esfoliante no rosto limpo, fazendo movimentos circulares ascendentes, por cerca de 5 a 10 minutos. Em seguida, lavar o rosto com água fria até retirar todo o resíduo.

Esse esfoliante pode ser usado de 1 a 2 vezes por semana e deve ser preparado imediatamente antes de usar. Descartar qualquer porção não utilizada.

2. Esfoliante de café e água

O esfoliante de café e água possui propriedades antioxidantes, emolientes e hidratantes, o que ajuda a remover impurezas e cravos da pele, e a diminuir a oleosidade.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de café em pó ou borra de café;
  • 2 colheres (de sopa) de água morna.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes em um recipiente limpo e seco até obter uma pasta homogênea e aplicar no rosto, realizando movimentos circulares suaves durante 1 minuto. Em seguida, lavar com água fria ou morna, retirando todo o produto. Veja mais opções de esfoliantes de café.

3. Máscara de argila verde

A argila verde é um poderoso agente de limpeza para a pele mista ou oleosa, pois possui propriedades antioxidantes, que ajudam a eliminar as toxinas presentes na camada mais externa da pele, além de remover gradualmente as impurezas e o excesso de oleosidade, o que evita a formação de novos cravos.

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) de argila verde;
  • ½  xícara (de chá) de água filtrada.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes num recipiente limpo e seco, até obter uma mistura homogênea. Em seguida, aplicar a máscara sobre a pele, e deixar agir por cerca de 30 minutos. Retirar o produto com água fria ou morna, sem friccionar a pele, e secar com uma toalha macia. É recomendado aplicar essa máscara 1 a 2 vezes por mês.

4. Máscara de babosa

A máscara de babosa possui propriedades nutritivas, regeneradoras e hidratantes, sendo uma excelente opção para diminuir a oleosidade da pele e combater o surgimento de cravos e espinhas.

Ingredientes

  • ½ xícara do gel da babosa;
  • 5 gotas de óleo de rosa mosqueta.

Modo de preparo

Retirar o gel presente na folha da babosa e colocar em um recipiente limpo e seco, adicionando o óleo de rosa mosqueta. Misturar, até obter uma consistência homogênea e, com a pele limpa, aplicar por toda região que deseja tratar. Deixar a máscara agir por 20 minutos e, em seguida, retirar com água morna e sabonete neutro. Essa máscara pode ser aplicada de 1 a 2 vezes por mês.

5. Hidratante de mel e lavanda

O hidratante de mel e lavanda tem propriedades antissépticas e antioxidantes, que ajudam a  balancear a quantidade de bactérias presentes na pele, diminuindo a chance de acnes e cravos. Além disso, contribui no processo de cicatrização, promove uma hidratação profunda e confere um efeito calmante e relaxante para a pele. Confira outras receitas de máscaras com mel para o rosto.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de mel;
  • 3 colheres (de sopa) de flores de lavanda;
  • 1 colher de água.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes em um recipiente limpo, até obter uma pasta homogênea. Em seguida, aplicar a máscara no rosto e deixar agir por 15 a 20 minutos e, por fim, remover com água e sabonete neutro, até eliminar todos os resíduos. É recomendado repetir o tratamento a cada 15 dias. Essa máscara não deve ser usada por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.

6. Esfoliante de aveia e óleo de coco

A combinação de aveia e óleo de coco promove a limpeza e a remoção dos cravos, pois possui ação antioxidante que ajuda a hidratar e nutrir a pele, deixando- a mais saudável e sedosa. Conheça outros benefícios do óleo de coco.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de farelo ou farinha de aveia;
  • 3 colheres (de sopa) de óleo de coco.

Modo de preparo

Misturar a aveia e o óleo de coco, até formar uma pasta homogênea. Em seguida, aplicar essa mistura no rosto limpo e seco, realizando movimentos leves e circulares, com a ponta dos dedos, por 10 minutos. Por fim, lavar o rosto com água morna e sabonete neutro para eliminar todo o resíduo do esfoliante. É recomendado realizar a esfoliação da pele 1 vez por semana.

7. Esfoliante de açúcar e óleo de amêndoas

O esfoliante de açúcar e óleo de amêndoas é uma ótima opção para remover os cravos. Além disso, esse esfoliante remove as células mortas da pele e previne a formação de novos cravos.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de óleo de amêndoas, óleo de jojoba ou azeite de oliva;
  • 1 copo de açúcar branco ou mascavo.

Modo de preparo

Misturar as colheres de óleo ou azeite e o açúcar, até formar uma pasta homogênea. Aplicar a mistura no rosto limpo e seco, massageando com movimentos leves e circulares por 5 minutos. Em seguida, lavar o rosto com água morna e sabonete neutro, até eliminar todos os resíduos. Para obter melhores resultados, é recomendado aplicar a máscara 1 vez por semana.

Vídeos relacionados