5 máscaras caseiras para tirar cravos da pele

Revisão clínica: Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
maio 2022

As máscaras caseiras que possuem ação esfoliante e hidratante são ótimas opções para remover os cravos do rosto, pescoço e tronco, pois ajudam a eliminar as células mortas, desobstruir os poros, além de hidratar e deixar a pele mais saudável por mais tempo.

Algumas opções de máscaras caseiras para tirar cravos são aquelas que ajudam a regular a oleosidade da pele e diminuir a produção de sebo, como as máscaras de argila verde e babosa, além dos esfoliantes de açúcar e óleo de amêndoas, por exemplo, que podem ser aplicadas no rosto 1 a 2 vezes por mês.

 A máscara facial ou o esfoliante produzidos em casa podem ser uma ótima forma de completar o ritual de limpeza do rosto, acabar de vez com os cravos na pele e evitar a formação de novos. Porém, antes de utilizá-los, é importante passar um pouco da mistura no antebraço e aguardar por cerca de 15 minutos para ver se a pele fica vermelha ou irritada, não sendo indicado usar a mistura, nesse caso. Veja todos os passos para fazer um ritual de limpeza do rosto.

Independente da máscara escolhida, é fundamental o uso de protetor solar para impedir o surgimento de manchas decorrente das cicatrizes de acne, além de proteger a pele contra os raios UVA e UVB.

Alguns exemplos de máscaras caseiras para eliminar os cravos são:

1. Máscara de argila verde

A argila verde é um poderoso agente de limpeza para a pele mista ou oleosa, pois possui propriedades antioxidantes, que ajudam a eliminar as toxinas presentes na camada mais externa da pele, além de remover gradualmente as impurezas e o excesso de oleosidade, o que evita a formação de novos cravos.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de argila verde;
  • ½  xícara de chá de água filtrada.

Como usar: Misturar os ingredientes num recipiente limpo e seco, até obter uma mistura homogênea. Em seguida, aplicar a máscara sobre a pele, e deixar agir por cerca de 30 minutos. Retirar o produto com água fria ou morna, sem friccionar a pele, e secar com uma toalha macia. É recomendado aplicar essa máscara 1 vez por semana.

2. Máscara de babosa

A máscara de babosa possui propriedades nutritivas, regeneradoras e hidratantes, sendo uma excelente opção para diminuir a oleosidade da pele e combater o surgimento de cravos e espinhas.

Ingredientes

  • ½ xícara do gel da babosa;
  • 5 gotas de óleo de rosa mosqueta.

Como usar: Retirar o gel presente na folha da babosa e colocar em um recipiente limpo e seco, adicionando o óleo de rosa mosqueta. Misturar, até obter uma consistência homogênea e, com a pele limpa, aplicar por toda região que deseja tratar. Deixar a máscara agir por 20 minutos e, em seguida, retirar com água morna e sabonete neutro.

3. Hidratante natural com mel e lavanda

O hidratante de mel e lavanda tem propriedades antissépticas e antioxidantes, que ajudam a  balancear a quantidade de bactérias presentes na pele, diminuindo a chance de acnes e cravos. Além disso, contribui no processo de cicatrização, promove uma hidratação profunda e confere um efeito calmante e relaxante para a pele. Confira outras receitas de máscaras com mel para o rosto.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de mel;
  • 3 colheres de sopa de flores de lavanda;
  • 1 colher de água.

Como usar: Misturar os ingredientes em um recipiente limpo, até obter uma pasta homogênea. Em seguida, aplicar a máscara no rosto e deixar agir por 15 a 20 minutos e, por fim, remover com água e sabonete neutro, até eliminar todos os resíduos. É recomendado repetir o tratamento a cada 15 dias. Essa máscara não deve ser usada por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.

4. Esfoliante de aveia e óleo de coco

A combinação de aveia e óleo de coco promove a limpeza e a remoção dos cravos, pois possui ação antioxidante que ajuda a hidratar e nutrir a pele, deixando- a mais saudável e sedosa. Conheça outros benefícios do óleo de coco.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de farelo ou farinha de aveia;
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco

Como usar: Misturar a aveia e o óleo de coco, até formar uma pasta homogênea. Em seguida, aplicar essa mistura no rosto limpo e seco, realizando movimentos leves e circulares, com a ponta dos dedos, por 10 minutos. Por fim, lavar o rosto com água morna e sabonete neutro para eliminar todo o resíduo do esfoliante. É recomendado realizar a esfoliação da pele 1 vez por semana.

5. Esfoliante de açúcar e óleo de amêndoas

O esfoliante de açúcar e óleo de amêndoas é uma ótima opção para remover os cravos. Além disso, esse esfoliante remove as células mortas da pele e previne a formação de novos cravos.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de óleo de amêndoas, óleo de jojoba ou azeite de oliva;
  • 1 copo de açúcar branco ou mascavo.

Como usar: Misturar as colheres de óleo ou azeite e o açúcar, até formar uma pasta homogênea. Aplicar a mistura no rosto limpo e seco, massageando com movimentos leves e circulares por 5 minutos. Em seguida, lavar o rosto com água morna e sabonete neutro, até eliminar todos os resíduos. Para obter melhores resultados, é recomendado aplicar a máscara 1 vez por semana.

Esta informação foi útil?

Fechar
Obrigado pela sua mensagem.
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).
Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em maio de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em maio de 2022.

Bibliografia

  • QADIR, M. Imran.. Medicinal and Cosmetological Importance of Aloe vera. International Journal of Natural Therapy. 2. 21-24, 2009
  • MATOLA, R. S. O.; SÁ, D. Argiloterapia associada em procedimentos estéticos. Scire Salutis. Vol. 11. Issue 1; p46-53, out2020-jan2021
Mostrar bibliografia completa
  • CUNLIFFE, William J.; et al. Comedone Formation: Etiology, Clinical Presentation, and Treatment. Clinics in Dermatology. 22. 367–374, 2004