Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

6 passos para a prevenção de quedas em idosos

Grande parte das causas de quedas nos idosos pode ser prevenível, e para isso é necessário fazer pequenas alterações no estilo de vida da pessoa, como usar sapatos antiderrapantes e, fazer adaptações na casa, como ter uma boa iluminação, por exemplo.

Geralmente, o principal fator de risco para as quedas na 3ª idade é o envelhecimento, que é quando ocorre maior perda de massa muscular, aumenta o desiquilíbrio e as dificuldades visuais. O uso de calçados e roupas inadequadas, o sedentarismo e presença de objetos e degraus pela casa também contribuem para que a ocorrência de quedas aumente e, por isso, é importante adorar algumas medidas para que elas sejam evitadas. 

Os principais passos para a prevenção de quedas são:

  1. Usar sapatos fechados, bem adaptados ao pé e com sola antiderrapante, evitando andar descalço ou com chinelos;
  2. Não usar roupa comprida ou larga para evitar tropeçar;
  3. Fazer atividade física e exercícios de alongamento todas as semanas para manter os ossos e músculos ativos. Conheça alguns exercícios em: Atividade física para idosos.
  4. Manter uma alimentação rica em cálcio e vitamina D, para evitar o enfraquecimento dos ossos e a osteoporose;
  5. Ir ao oftalmologista pelo menos 1 vez por ano, para ajustar o grau do óculos;
  6. Fazer adaptações na casa para facilitar a locomoção do idoso, como manter uma boa iluminação, evitar tapetes e objetos pelo chão, além de usar barras de apoio em locais estratégicos, como banheiro e ao lado da cama.

Além disso, outras situações, como uso de remédios, presença de múltiplas doenças e confusão mental, situações comuns nesta fase da vida, contribuem para a ocorrência de quedas, sendo importante identificar estas situações. Saiba quais são as principais causas e as consequências das quedas em idosos.

6 passos para a prevenção de quedas em idosos

Fisioterapia para prevenção de quedas

A fisioterapia é importante para treino e recuperação da agilidade, força e equilíbrio, principalmente nos idosos que já tem algum tipo de limitação para a locomoção, geralmente causados por doenças, como osteoartrite, ou após já terem sofrido uma queda.

Além disso, as atividades físicas também são recomendados para prevenir quedas, pois são úteis para a preservação da força muscular e coordenação motora, e alguns exercícios mais indicados são tai-chi, caminhada rápida e musculação. 

Os exercícios na água, como hidroterapia, natação ou hidroginástica, também são muito recomendados, pois oferecem os benefícios de qualquer atividade, mas sem sobrecarregar os músculos e articulações. 

Força e equilíbrioForça e equilíbrio
FlexibilidadeFlexibilidade

Como preparar a casa do idoso 

Para evitar a ocorrência de quedas é importante fazer alterações em todos os cômodos da casa do idoso, de modo a tornar a casa mais segura. Elas incluem:

  • Iluminar bem a casa: é essencial que as várias divisões estejam bem iluminadas e que durante a noite exista uma luz de presença no quarto;
  • Manter o espaço da casa amplo: é importante r​emover móveis, tapetes e objetos, como vasos, que atrapalhem a movimentação da pessoa. Além disso, é importante prender os fios dos eletrodomésticos à parede e, se possível, por um piso antiderrapante, principalmente na cozinha e casa de banho;
  • Manter os objetos ao alcance do idoso: deve-se manter todos os objetos ao alcance da pessoa, como os interruptores da luz, assim como não utilizar a parte mais alta dos armários.
  • Usar apoios: é importante colocar barras de segurança na casa, por exemplo dentro do box, que dão mais equilíbrio ao idoso. Alguns idosos com dificuldade para andar pode precisar de apoios como bengalas ou andadores, como forma de ter mais segurança na locomoção;
  • Ter atenção aos degraus, que devem ser evitados, mas caso isso não seja possível, é importante colocar faixas antiderrapantes e pintá-los com cores chamativas e por corrimão para dar melhor apoio.

Em alguns casos, para que a casa seja segura para o idoso, pode ser necessário substituir as escadas por uma rampa. Veja mais sobre como é feita a adaptação da casa para o idoso

Mais sobre este assunto:


Carregando
...