Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como prevenir quedas em idosos

Para prevenir quedas em idosos é necessário fazer pequenas alterações no estilo de vida da pessoa, como usar sapatos antiderrapantes e, fazer adaptações na casa, como ter uma boa iluminação, por exemplo.

Geralmente, o principal fator de risco para as quedas na 3ª idade é o envelhecimento, que é quando ocorre maior perda de massa muscular, aumenta o desiquilíbrio e as dificuldades visuais. O uso de remédios, como ansiolíticos e o uso de calçado e roupa inadequada também contribuem para que a ocorrência de quedas aumente e, por isso, é importante adorar algumas medidas para evitar as quedas.

As medidas para prevenir as quedas em idosos devem começar por:

  • Usar sapatos fechados, bem adaptados ao pé e com sola antiderrapante, evitando andar descalço ou com chinelos;
  • Não usar roupa comprida ou larga para evitar tropeçar;
  • Fazer atividade física e exercícios de alongamento todas as semanas para manter os ossos e músculos ativos. Conheça alguns exercícios em: Atividade física para idosos.
  • Manter uma alimentação rica em cálcio e vitamina D. Saiba mais em: Alimentação para osteoporose.
  • Ir ao oftalmologista pelo menos 1 vez por ano, para ajustar o grau do óculos.

Todas estas medidas diminuem o risco de queda do idoso, porém, pequenas alterações na casa do idoso também podem ser necessárias.

Banheiro adaptadoBanheiro adaptado
Quarto amplo e sem tapetesQuarto amplo e sem tapetes
Satato fechado com sola antiderrapanteSatato fechado com sola antiderrapante

Como preparar a casa do idoso para prevenir quedas

Para evitar a ocorrência de quedas é importante fazer alterações em todos os cômodos da casa do idoso de modo a tornar a casa do idoso mais segura e, incluem:

  • Iluminar bem a casa: é essencial que as várias divisões estejam bem iluminadas e que durante a noite exista uma luz de presença no quarto;
  • Manter o espaço da casa amplo: é importante r​emover móveis, tapetes e objetos, como vasos, que atrapalhem a movimentação da pessoa. Além disso, é importante prender os fios dos eletrodomésticos à parede e, se possível, por um piso antiderrapante, principalmente na cozinha e casa de banho;
  • Manter os objetos ao alcance do idoso: deve-se manter todos os objetos ao alcance da pessoa, como os interruptores da luz, assim como não utilizar a parte mais alta dos armários.
  • Usar apoios: é importante colocar barras de segurança na casa, por exemplo dentro do box, que dão mais equilíbrio ao idoso.

Além disso, para que a casa seja segura para o idoso pode ser necessário substituir as escadas por uma rampa ou aplicar faixas anti-derrapantes nas escadas, pintar a primeira e última escada de uma cor forte ou brilhante e por corrimão.

Veja mais em: Adaptação da casa para o idoso

Mais sobre este assunto:
Carregando
...