Como perder barriga no pós-parto (11 dicas infalíveis)

Atualizado em abril 2024

Para perder barriga no pós-parto rapidamente é importante amamentar em livre demanda, beber bastante água, cozinhar os alimentos no vapor e fazer alguns exercícios em casa com o bebê, assim que se sentir confortável.

Além disso, essas dicas devem ser associadas a alguns cuidados com a alimentação para garantir boa qualidade do leite e calorias e nutrientes necessários para a mulher e o bebê, principalmente se estiver amamentando. Assim, é importante que não seja uma alimentação muito restrita. Veja como deve ser a alimentação na amamentação

Essas dicas podem ajudar a contribuir para um emagrecimento gradual e natural, entre 300 e 500 gramas por semana, que garantem o bem estar e a saúde da mãe e do bebê. Além disso, assim que liberado pelo obstetra, também é importante praticar atividades físicas, para ajudar a fortalecer o abdômen e a postura, e a aumentar o gasto calórico.

Imagem ilustrativa número 1

11 dicas para perder barriga depois do parto

Algumas dicas rápidas e simples para perder barriga no pós-parto são:

1. Amamentar

Amamentar sob livre demanda, sempre que o bebê desejar,favorece a produção de leite, que consome mais energia e queima mais calorias, o que ajuda a reduzir a gordura corporal, inclusive da barriga.

2. Beber 2 a 3 litros de água por dia

Beber 2 a 3 litros de água por dia para garantir uma boa produção de leite, manter o corpo hidratado, a desinchar, a promover a eliminação de toxinas e a diminuir o apetite.

3. Cozinhar os alimentos a vapor

Cozinhar a vapor pode ajudar na perda de peso e a perder a barriga pós parto, pois não é necessário utilizar azeite, manteiga ou óleo para cozinhar, o que reduz o número de calorias da refeição.

Além disso, cozinhar a vapor mantém a qualidade das fibras dos alimentos, aumentando a sensação de saciedade. Veja outros benefícios de cozinhar a vapor.

4. Beber chás

Beber chás, como o chá de feno grego ou o chá de funcho, pode ajudar a desinchar ou a diminuir a absorção de gorduras e açúcares no intestino, sem prejudicar o bebê, o que contribui para a perda de peso e a perder a barriga pós-parto. 

É importante que o uso de chás na amamentação seja orientado pelo obstetra, pois nem todos são permitidos. Veja a lista de chás que não devem ser usados na amamentação.

5. Sair para passear com o bebê

Sair para passear com o bebê no carrinho ou no sling pelo menos 30 minutos por dia, melhora a circulação sanguínea, queima algumas calorias e ainda ajuda a aliviar o estresse, contribuindo para o bem-estar.

6. Fazer exercícios em casa com o bebê

Fazer exercícios em casa com o bebê, ajuda a tonificar os músculos, combater a flacidez, gastar calorias e ainda aumenta a proximidade com o bebezinho.

7. Consumir alimentos ricos em fibras

Consumir alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais, devem ser consumidos em pequenas porções ao longo do dia.

Esses alimentos, além de serem ricos em vitaminas e minerais, por conterem fibras, ajudam a aumentar a saciedade entre as refeições, diminuindo a ingestão de calorias, favorecendo a perda de peso e da barriga.

8. Aumentar o consumo de alimentos proteicos

Aumentar o consumo de alimentos proteicos e baixos em gorduras, como frango, peru, peixe, ovo e tofu, além de ajudar a aumentar a massa muscular, precisam de mais energia para serem digeridos, aumentando o gasto energético e o metabolismo, sendo importante para reduzir a gordura da barriga.

9. Consumir leite e derivados desnatados

Consumir leite e derivados desnatados, baixos em gorduras, como leite ou iogurte desnatado, ricota desnatada ou queijos brancos, evitando queijos mais duros e que possuem muita quantidade de gordura, também reduz a quantidade de calorias ingeridas, ajudando a perder a barriga, e ao mesmo tempo fornece nutrientes para a mãe e o bebê.

10. Evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar 

Evitar o consumo de alimentos ricos açúcar e farinhas brancas, como bolos, biscoitos e guloseimas, é importante para ajudar a perder a barriga no pós-parto, pois favorecem o aumento da gordura corporal.

11. Evitar o consumo de alimentos industrializados

Evitar o consumo de alimentos industrializados, como sorvetes, embutidos, caldos concentrados, refeições rápidas e frituras, também é importante para ajudar a perder a barriga no pós-parto, pois esses alimentos são muito ricos em sódio e gordura, o que pode levar ao acumulo de gordura e aumento de peso.

Assista o video a seguir com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas de como perder barriga depois do parto:

Exercícios para perder barriga depois do parto

Os exercícios para perder a barriga depois do parto devem ser liberados pelo médico e orientados por um profissional de educação física.

De forma geral, o médico pode liberar a prática de exercício 20 dias após o parto normal e 40 dias após a cesárea. Confira algumas opções de exercícios para o pós-parto.

Vídeos relacionados