Pessoas que ficam sempre pensando em comida o tempo todo ou com água na boca sempre que assistem um comercial ou um vídeo que tenha alimentos apetitosos, podem ter mais dificuldade para emagrecer.
Para evitar que isso aconteça, a pessoa pode fazer um diário alimentar para observar bem tudo o que vai comer durante o dia, comer sempre na hora certa, evitar petiscar durante o dia, colocar tudo o que vai comer naquela refeição num único prato e não repetir a refeição, comparar a quantidade de alimentos no seu prato com a de seus amigos e familiares e resistir à gula.
Mas se existem emoções por trás dos desejos alimentares, pode-se experimentar fazer exercícios para combater o estresse, a tristeza e a ansiedade.

Como saber se tem pensamentos gordos
Para identificar pensamentos gordos é preciso estar atento a desejos e atitudes relacionadas à comida e, se necessário, pedir ajuda de amigos e familiares. Alguns exemplos destes pensamentos são:
- Estar sempre a pensar em comida e no que se vai comer logo a seguir;
- Salivar sempre que se assistir um comercial ou vídeo na internet que envolva comida;
- Comer mesmo sem ter fome nenhuma, só porque a comida parece irresistível;
- Achar que a comida nunca é o suficiente e ter sempre muito mais que o necessário na mesa na hora das refeições;
- Ter desejos constantes com comida e fazer o possível para realizá-los;
- Sempre que se sair para passear, pensar primeiro no que se pode comer naquele local;
- Escolher os lugares para passear por causa da comida que pode ser encontrada lá e não pelas atrações locais;
- Comer e continuar comendo sempre que se sente triste ou ansioso;
- Pensar no lanche ou na refeição seguinte quando ainda nem terminou o que está comendo;
- Não conseguir se controlar quando vai num self-service ou num rodízio, comendo o máximo que se conseguir;
- Exagerar no final de semana só porque a dieta começa na segunda-feira.
Uma boa dica é escutar as críticas da família ou de amigos, pois normalmente eles conseguem identificar pequenas atitudes que refletem os pensamentos da mente de gordo.

Além de adotar estas estratégias, é importante saber que errar é normal e que comer doces ou uma gordurinha de vez em quando não é desculpa para sair completamente da dieta, comer um doce no final de semana é menos prejudicial do que ficar muitos dias sem comer nenhum e depois comer uma grande quantidade de doces ou outras gorduras durante vários dias.
Além disso, comer alimentos diet ou light nem sempre é uma boa opção para quem quer emagrecer, saiba o porquê e faça melhores escolhas.