Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

3 passos para cessar a Proscratinação

A procrastinação é quando a pessoa fica empurrando seus compromissos com a barriga, ao invés de tomar uma atitude e resolver logo o problema. Deixar o problema para amanhã pode se tornar um vício e fazer com que o problema vire uma bola de neve, além de comprometer sua produtividade nos estudos ou no trabalho.

Basicamente, procrastinar é deixar para depois alguma tarefa que precisa ser resolvida o quanto antes, porque não é prioridade, ou não é um tema que goste ou que esteja com vontade de pensar. Alguns exemplos de procrastinação são não fazer uma trabalho da escola assim que o professor solicita, deixando para fazer somente na véspera, ou não começar a escrever o texto que precisa porque sempre existem outras coisas mais importantes e que precisam ser resolvidas antes de começar a 'perder tempo' com aquele texto chato.

O que fazer para vencer a Procrastinação

Algumas ótimas dicas para vencer a procrastinação e começar suas tarefas assim que solicitadas, são:

1. Faça uma lista de tarefas

Para começar bem, e acabar com a procrastinação, o que pode fazer é enumerar todas as tarefas que precisam ser feitas e definir a prioridade que elas tem. Assim fica mais fácil decidir por onde começar. Mas além de fazer a listinha é preciso ir cumprindo as tarefas para ir riscando da lista o que já foi feito. Isso dá um ânimo extra para conseguir fazer tudo o que precisa em tempo hábil.

2. Divida a tarefa por partes 

Por vezes a tarefa pode parecer tão grande e complicada que nem se sabe por onde começar. Nesse caso a melhor estratégia para não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje é dividir a tarefa por partes. Assim, se o professor pediu um trabalho sobre determinado tema, você pode definir o seu tema e estruturar os capítulos num dia, procurar a bibiografia no dia seguinte e começar a escrever no outro dia. Nesse caso, o problema está sendo resolvido aos poucos e não pode ser considerado procrastinação. 

3. Pare de ficar se justificando

Quem gosta de procrastinar fica encontrando mil razões para não fazer o que precisa imediatamente, mas para conseguir parar de ficar empurrando o problema com a barriga, é preciso parar de ficar tentando encontrar motivos para não fazer. Uma boa estratégia pode ser pensar que ninguém irá fazer a tarefa por ti e que ela realmente precisa ser feita, e quanto antes, melhor.

3 passos para cessar a Proscratinação

Quando começar a agir

  • Para tarefas futuras - Defina um prazo

Estabelecer um prazo é uma excelente atitude para solucionar a questão. Mesmo que o professor tenha dito que é para entregar o trabalho até o fim de mês, você pode estabelecer uma nova meta e terminar o trabalho no próximo final de semana, ou pelo menos, terminar metade do trabalho. 

  • Para tarefas atrasadas - Comece ainda hoje

Para combater a arte de procrastinar, nada melhor do que começar logo. Mesmo que seja um tema que não goste mais vale começar logo e finalizar a tarefa do que todos os dias ficar pensando que ainda precisa resolver aquilo. Se encontrar algum obstáculo, não adie e siga em frente mesmo assim. Se o problema é falta de tempo, pense em dormir mais tarde ou acordar mais cedo, ou em aproveitar um feriado ou fim de semana para realizar a tal tarefa. 

  • Para tarefas sem prazo - Comece imediatamente 

Quando não há um prazo para realizar determinada tarefa, como ter que entrar para a academia, começar uma dieta, ou ler um livro que seus amigos disseram que era maravilhoso, por exemplo, o que se deve fazer é tomar uma atitude e começar já. 

Ficar deixando para depois esse tipo de tarefa pode prejudicar a saúde física e mental, porque pode se arrastar por muitos anos, causando intenso descontentamento com a vida e até mesmo depressão. Nesse caso a pessoa parece que se torna um expectador da própria vida, mas a solução é passar a assumir o controle, tomar as rédeas e agir imediatamente.

O que leva a procrastinação

Normalmente a procrastinação surge quando a pessoa não gosta de uma tarefa e por isso fica empurrando para amanhã, porque não quer focar sua atenção naquilo, naquele momento. Isso pode indicar que ela não está satisfeita com a tarefa que precisa ser realizada.

Mas uma boa forma de parar definitivamente com a procrastinação é pensar mais além. Isso significa que é preciso pensar no significado que terá aquela tarefa finalizada terá em seu futuro. Assim, ao invés de pensar somente naquele trabalho 'chato' que o seu professor pediu, pode começar a pensar que para ter um futuro melhor você precisa terminar seus estudos e para isso, precisa entregar o trabalho em dia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...