Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como o vírus do Ebola mata

O vírus do Ebola pode matar em menos de 2 semanas a partir do surgimento dos primeiros sintomas porque provoca uma infecção grave, especialmente em pacientes desnutridos ou com sistema imune enfraquecido.

Os primeiros sintomas do Ebola incluem dor de cabeça, febre e dor muscular que podem ser confundidos com uma gripe ou até a dengue. Porém, estes sintomas só indicam Ebola quando surgem em torno de 21 dias após se ter estado em país africano ou depois de estar em contato com algum paciente com Ebola.

Como saber se é Ebola?

Quando existe suspeita de Ebola, deve-se ir ao hospital e fazer um exame de sangue porque é neste momento da evolução do Ebola que o tratamento deve ser inciado e o paciente deve ficar em isolamento para que o Ebola não se espalhe.

Primeiros sintomas do EbolaPrimeiros sintomas do Ebola
Manchas roxas e bolhas de sangue na peleManchas roxas e bolhas de sangue na pele

Como o Ebola se desenvolve?

Durante a fase de encubação, que dura 21 dias, o Ebola não passa pra ninguém e a doença não é contagiosa, porém, normalmente uma semana depois de surgir os primeiros sintomas, o Ebola provoca falência de alguns órgãos, como rins, baço e fígado, começando a aparecer grandes hematomas e bolhas de sangue na pele, assim como hemorragias pelo nariz, olhos, boca, ouvidos e até nas fezes e urina.

Devido ao sangramento excessivo e à insuficiência dos vários órgãos, o cérebro recebe mais sustâncias tóxicas e menos sangue, fazendo com que o paciente com Ebola entre em coma em apenas 2 semanas.

Como se cura o Ebola?

Apesar de não existir cura para o Ebola, medicamentos como o ZMapp, o TKM-Ebola ou o antiviral Favipiravir já foram utilizados e curaram alguns pacientes com Ebola. Além disso, outra técnica para curar o Ebola pode ser a administração, na veia, de plasma com anticorpos de pessoas que sobreviveram ao Ebola.

Para aumentar as chances de cura, o tratamento do Ebola deve começar assim que a doença é diagnosticada, com o objetivo de aliviar o desconforto do paciente e os sintomas da doença, recorrendo também à reposição de líquidos na veia, administração de oxigênio e transfusões de sangue.

Saiba mais sobre o Ebola em:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...