Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como o diabético pode se proteger de doenças cardíacas

Todo diabético precisa diminuir a ingestão de sal e de gorduras na alimentação para se proteger de doenças cardíacas como hipertensão e aterosclerose. Além disso também é importante manter o peso controlado, fazer atividade física regularmente e manter a taxa de açúcar no sangue sob controle.

Os diabéticos têm mais chances de desenvolver doenças porque o aumento da glicose faz com que o sal presente no sangue favorece a hipertensão, e as alterações na pressão arterial juntamente com o excesso de açúcar no sangue faz com que aumente o risco de aterosclerose.

Veja o que o diabético pode fazer para prevenir problemas cardíacos:

1. Reduzir o consumo de sal e gordura

Para reduzir o consumo de sal e de gorduras deve-se diminuir a quantidade de sal adicionado na preparação das refeições e preferir a utilização de ervas aromáticas, como coentro, salsa e manjericão. Além disso, também é necessário reduzir o consumo de produtos industrializados ricos em sal como caldos knorr, molho de soja, molho inglês, sopas em pó, linguiças, salgadinhos de pacote e queijos como parmesão e cheddar. Veja mais exemplos em: Alimentos ricos em sódio.

Para reduzir a ingestão de gorduras deve-se evitar frituras, comida pronta congelada, carnes vermelhas, salsichas, linguiças, bolachas recheadas, leite integral e queijos amarelos, como cheddar e catupiry, fast food e bebidas alcoólicas. 

Assista as dicas da nutricionista para fazer uma alimentação saudável:

2. Controlar o peso

Para controlar o peso deve-se aumentar a ingestão de fibras nas refeições, pois elas dão a sensação de saciedade e reduzem a absorção de gorduras no intestino. Além das refeições principais, deve-se fazer os lanches da manhã e da tarde para ajudar o funcionamento adequado do organismo e evitar a sensação de fome constante. Veja mais dicas para controlar o peso em Dicas simples para emagrecer sem sacrifício.

Substituir o sal por ervas aromáticasSubstituir o sal por ervas aromáticas
Evitar os alimentos ricos em salEvitar os alimentos ricos em sal
Evitar os alimentos ricos em gorduraEvitar os alimentos ricos em gordura

3. Fazer atividade física 3 vezes por semana

O exercício físico aumenta os músculos no corpo, o que ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no sangue. Um bom exemplo é a caminhada, pois é um exercício simples e apenas cerca de 30 minutos de caminhada diários, ou 1 hora 3 vezes por semana, já trazem benefícios como melhora da circulação sanguínea e redução da pressão arterial, contribuindo para a saúde do coração.

Veja como melhorar a qualidade de vida do diabético em:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...