Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como não ser atingido por um raio

Para não ser atingido por um raio deve-se ficar num local coberto e que tenha preferencialmente um para-raios instalado, ficando distante de locais amplos, como praias e campos de futebol, porque apesar dos raios elétricos poderem cair em qualquer lugar durante uma tempestade, eles geralmente caem em locais altos, como árvores, postes e quiosques de praia.

Ao ser atingido por um raio podem surgir lesões graves, como queimaduras na pele, lesões neurológicas, problemas renais e até mesmo uma parada cardíaca, podendo levar à morte. A gravidade da lesão causada pelo acidente depende de como o raio atravessou o corpo da vítima, por vezes, o raio pode atravessar somente um lado do corpo, sem afetar o coração, mas a gravidade também depende da voltagem do raio.

Como não ser atingido por um raio

Como se proteger fora de casa

A melhor forma de se proteger na praia ou rua, por exemplo, é procurar abrigo dentro de um carro ou edifício quando estiver chovendo. Porém, outros cuidados incluem:

  • Ficar afastado a mais de 2 metros de objetos altos, como postes, árvores ou quiosques;
  • Não entrar em piscinas, lagos, rios ou no mar;
  • Evitar segurar objetos altos, como guarda-chuva, vara de pesca ou guarda-sol;
  • Ficar longe de tratores, motos ou bicicletas.

Quando isto não é possível deve-se ficar agachado no chão, na ponta dos pés, para diminuir as chances de complicações fatais, como parada cardíaca, caso seja atingido por um raio.

Como se proteger dentro de casa

Estar dentro de casa diminui as chances de ser atingido por um raio, no entanto, o risco só é nulo quando existe um para-raios no telhado. Assim, boas formas de evitar raios dentro de casa são:

  • Ficar afastado mais de 1 metro das paredes, janelas e aparelhos elétricos;
  • Desligar todos os aparelhos eletrônicos da corrente elétrica;
  • Não usar aparelhos eletrônicos que precisem ficar ligados à rede elétrica;
  • Evitar tomar banho durante uma tempestade.

Quando existe para-raios em casa é importante fazer a revisão a cada 5 anos ou logo após a queda de um raio, para garantir que está funcionando corretamente.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...