Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como melhorar o apetite da criança com câncer

Para melhorar o apetite da criança em tratamento para câncer, deve-se oferecer alimentos ricos em calorias e saborosos, como sobremesas enriquecidas com frutas e leite condensado, por exemplo. Além disso, é importante tornar as refeições atrativas e coloridas para ajudar a estimular a criança a ter vontade de comer mais.

A perda de apetite e o surgimento de feridas na boca são consequências comuns do tratamento para câncer que podem ser tratadas com cuidados especiais com a alimentação para ajudar a criança a se sentir melhor e mais forte para enfrentar esta etapa da vida.

Alimentos que melhoraram o apetite

Para melhorar o apetite, deve-se oferecer à criança alimentos ricos em calorias, que fornecem bastante energia mesmo que ela coma em pequenas quantidades. Alguns exemplos desses alimentos são:

  • Carnes, peixes e ovos;
  • Leite integral, iogurte e queijos;
  • Vegetais enriquecidos com cremes e molhos;
  • Sobremesas enriquecidas com frutas, creme e leite condensado.

No entanto, é importante evitar alimentos pouco nutritivos e que são pobres em calorias, como leite e derivados desnatados, saladas verdes e com legumes crus, sucos de fruta em pó e refrigerantes.

Dicas para melhorar o apetite da criança em tratamento para câncerDicas para melhorar o apetite da criança em tratamento para câncer

Dicas para aumentar o apetite

Para aumentar o apetite da criança deve-se aumentar a frequência das refeições, oferecer alimentos em pequenas quantidades e dar preferência aos alimentos favoritos da criança, criando um ambiente aconchegante e animado durante as refeições.

Outra dica que ajuda a melhorar o apetite é pingar gotas de limão debaixo da língua ou mastigar gelo cerca de 30 a 60 minutos antes das refeições.

O que fazer em caso de feridas na boca ou na garganta

Além da perda de petite, é comum surgirem feridas na boca e na garganta durante o tratamento para câncer, dificultando a alimentação.

Nesses casos deve-se cozinhar bem os alimentos até que fiquem pastosos e macios ou usar o liquidificador para fazer purês, oferecendo principalmente alimentos fáceis de mastigar e engolir, como:

  • Banana, mamão e abacate amassados, melancia, maça e pera raspadas;
  • Legumes em purês, como ervilhas, cenouras e abóbora;
  • Purê de batatas e macarrão com molhos;
  • Ovos mexidos, carnes moídas ou desfiadas;
  • Mingau, cremes, pudins e gelatina.

Além disso, deve-se evitar alimentos ácidos e que irritam a boca, como abacaxi, laranja, limão, tangerina, pimenta e legumes crus. Outra dica é evitar alimentos muito quentes ou secos, como torradas e biscoitos.

Além da falta de apetite, o tratamento para câncer também provoca má digestão e enjoos, por isso veja como controlar vômitos e diarreia na criança em tratamento de câncer.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...