9 principais causas de manchas de pele (e como tirar)

Atualizado em julho 2023

O aparecimento de manchas na pele pode acontecer devido à exposição prolongada ao sol ou estar relacionada com as alterações hormonais que acontecem na gravidez, por exemplo. Além disso, as manchas na pele podem também ser causadas por alergia, diabetes, alteração na função dos melanócitos, como é o caso do vitiligo, ou ser consequência de infecção por fungos, por exemplo

Como consequência dessas situações, é possível que haja maior estímulo da produção de melanina pelos melanócitos, promovendo o aparecimento de manchas mais escuras na pele.

É importante que a causa da mancha na pele seja devidamente identificada pelo dermatologista, pois assim é possível iniciar o tratamento mais adequado para clarear a mancha e evitar que cresça, o que pode ser feito com o uso de protetor solar diariamente e cremes clareadores.

Imagem ilustrativa número 6

Principais causas

As principais causas de manchas na pele são:

1. Alterações hormonais

Algumas alterações hormonais, principalmente as que acontecem devido à gravidez ou à menopausa, podem levar ao aparecimento de manchas, principalmente próximo às maçãs do rosto e na testa. Nesse caso estas alterações hormonais estimulam os melanócitos, que passam a produzir mais melanina e deixam áreas mais escuras em determinadas áreas do rosto. Essas manchas costumam ficar mais escuras quando a pessoa fica muito tempo exposta ao sol.

Como tirar: Passar diariamente protetor solar com fator de proteção máximo e evitar a exposição ao sol prolongada, assim como fontes de calor, evitando entrar em carros quentes estacionados ao sol ou usar o forno, por exemplo. Além disso pode-se passar um creme ou pomada para clarear a pele de acordo com a orientação do dermatologista.

A hidroquinona pode ser indicada, mas não deve ser usada por mais de 4 semanas. Outras opções incluem Vitanol A, creme com ácidos como o Klassis, ou o Adapaleno, por exemplo.

2. Exposição prolongada ao sol

As manchas causadas pelo sol ocorrem com mais frequência em pessoas de pele clara ou morena que ficam muito expostas ao sol sem usar protetor solar. As partes do corpo mais afetadas são as mãos, braços, rosto e pescoço, e embora seja mais comum seu surgimento após os 40 anos de idade, também podem surgir em pessoas mais jovens.

Como tirar: As mais claras e superficiais podem ser eliminadas com a esfoliação, de 2 em 2 semanas. Quando existe um número maior de manchas é recomendado ir ao dermatologista para que sejam indicados produtos mais adequados.

Isso é importante porque quando a pessoa tem muitas manchinhas desse tipo, tem maior risco de câncer de pele e este médico poderá avaliar se as manchas que possui tem esse risco ou não. O uso de cremes clareadores pode ser uma boa opção mas tratamentos estéticos como laser, luz pulsada e peeling, também tem ótimos resultados.

3. Alergia

A alergia é também uma causa frequente de manchas na pele, que costumam coçar muito e ser vermelhas ou marrons de acordo com o fator desencadeante. As manchas de alergia podem surgir após o consumo de alimentos alergênicos, como o camarão, morango ou amendoim, por exemplo, após aplicar produtos na pele, como cremes, perfumes ou cosméticos, ou usar objetos em contato com a pele, como pulseiras ou colares.

Como tirar: Pode ser indicado aplicar um creme à base de corticoide 2 vezes por dia, até que os sintomas diminuam. É recomendado consultar um dermatologista para identificar a causa da alergia, de maneira que se possa evitar o contato com o que causou a alergia.

4. Pano branco

O pano branco, popularmente como micose de praia e cientificamente como pitiríase versicolor, é uma doença de pele causada pelo fungo Malassezia furfur, que é capaz de impedir a produção de melanina, resultando nas manchas brancas na pele.

Essa doença é frequentemente associada à praia porque é normalmente notada após a exposição ao sol, em que as áreas que houve proliferação do fungo ficam brancas ao mesmo tempo que o resto da pele fica bronzeada. Veja mais sobre o pano branco.

Como tirar: Nesse caso, é indicado aplicar um creme antifúngico na pele, 2 vezes por dia, durante 3 semanas. Quando a área a ser tratada é muito grande, envolvendo todas as costas, pode ser necessário tomar um antifúngico oral, como itraconazol, sob indicação médica.

5. Mancha causada pelo limão

A fitofotodermatite é o nome científico das lesões na pele causadas pelo limão. Basta que o limão entre em contato com a pele e a pessoa fique exposta ao sol logo a seguir, que a pele reage, podendo dar origem a uma queimadura ou levar ao aparecimento de pequenas manchas escuras na pele, especialmente nas mãos.

Como tirar: Após a fase inflamatória, lavar bem a pele, aplicar um creme com hidroquinona, 1 vez por dia, e evitar colocar produtos, como perfumes ou cosméticos, sobre a área afetada. Além disso, também é importante usar sempre o protetor solar sobre a área afetada, para que o tratamento seja eficaz.

6. Diabetes

A acantose nigricans é o nome científico das manchas escuras que surgem ao redor do pescoço, das pregas cutâneas, axilas e por baixo das mama, em pessoas que tem resistência a insulina ou diabetes. Saiba mais sobre a acantose nigricans.

Como tirar: Deve-se consultar o dermatologista, que irá prescrever cremes clareadores e identificar a causa da acantose nigricans. Além disso, quando é provocada pelo excesso de peso, o paciente deve emagrecer porque isso irá facilitar o tratamento para uniformizar o tom da pele.

7. Vitiligo

O vitiligo é uma doença que leva ao surgimento de manchas brancas na pele, especialmente em locais como genitais, cotovelos, joelhos, rosto, pés e mãos. O vitiligo pode surgir em qualquer idade e as suas causas ainda não são conhecidas.

Como tirar: É recomendado consultar o dermatologista para iniciar o tratamento adequado de acordo com cada caso. O tratamento para vitiligo tem como objetivo diminuir a aparecimento das manchas e evitar as alterações da sensibilidade no local, podendo ser recomendada a realização de sessões de fototerapia e uso de medicamentos para estimular a produção de melanina. Veja mais detalhes do tratamento para vitiligo.

8. Acne

A cicatriz de espinhas é uma causa muito comum de manchas na pele em jovens adolescentes, surgindo, principalmente, após o tratamento da acne grave, por exemplo.

Como tirar: Um bom tratamento para as manchas de acne é passar óleo de rosa mosquetá 2 a 3 vezes por dia sobre a cicatriz, evitando a exposição ao sol. Além disso, também é importante manter a oleosidade da pele controlada, com os tratamentos anti-acne.

Quando a pessoa já não apresenta nenhum cravo ou espinhas podem ser indicados tratamentos para clarear a pele como uso de cremes com ácidos, peeling com ácidos, microagulhamento e tratamentos estéticos como laser ou luz pulsada.

9. COVID-19

A infecção pelo SARS-CoV-2 pode levar ao aparecimento de algumas manchas vermelhas ou roxas, de tamanho variado, na pele devido à inflamação desse órgão, que podem aparecer nas mãos, plantas dos pés, pernas, braços, tronco ou costas, em alguns casos. As manchas devido à COVID-19 podem aparecer algumas semanas após o início dos sintomas típicos da doença, como dor no corpo, dor de cabeça, febre, dor de garganta e mal estar geral, por exemplo. Saiba reconhecer os sintomas de COVID-19.

Como tirar: as manchas de COVID-19 normalmente melhoram ao longo das semanas sem que seja necessário realizar qualquer tratamento. No entanto, caso esteja causando desconforto ou coceira, por exemplo, é indicado que o dermatologista seja consultado, pois assim pode ser indicado o uso de medicamentos tópicos para aliviar o desconforto e reduzir a inflamação.

Como tirar manchas de nascença

As manchas de nascença podem ser avermelhadas ou mais escuras que o tom da pele, e geralmente não respondem bem a nenhum tipo de tratamento, sendo uma característica que a pessoa possui. Mas quando causa muito constrangimento, a pessoa pode ir ao dermatologista para avaliar os tratamentos que poderão ser indicados, porque vai depender da sua localização e da profundidade de cada mancha.

O peeling com ácidos que remove a camada mais externa e intermédia da pele e o tratamento com laser podem ser algumas opções indicadas para retirar esse tipo de mancha na pele. Fazer uma tatuagem aproveitando o formato e a localização da mancha também pode ser uma forma mais positiva de viver em paz com a mancha.

Cuidados para aumentar o sucesso do tratamento

Os 4 cuidados essenciais para prevenir o surgimento de novas manchas na pele, e para evitar que aquelas que já existem fiquem ainda mais escuras, são:

  • Passar sempre um protetor solar com fator de proteção alto antes de sair de casa;
  • Hidratar diariamente a pele de todo corpo e rosto, com cremes próprios para cada tipo;
  • Evitar a exposição solar excessiva;
  • Não espremer espinhas ou cravos, que podem deixar marcas escuras na pele.

Esses cuidados devem ser tomados durante o tratamento de qualquer tipo de mancha na pele. Veja nesse vídeo algumas orientações da fisioterapeuta Marcelle Pinheiro para tirar manchas escuras da pele:

youtube image - Melhores Tratamentos para Manchas na Pele

Vídeos relacionados