Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como saber se tenho artrite reumatóide

Para identificar a artrite reumatoide é preciso observar a presença de sintomas como dor e dificuldade de movimentar as articulações. Estes sintomas podem surgir em qualquer fase da vida, mas são mais comuns após os 40 anos e podem se manifestar em qualquer articulação sendo que os locais mais afetados pela artrite são as mãos, os pés e também os joelhos.

Sintomas da artrite reumatoide

Os sintomas da artrite reumatoide podem incluir:

  • Dor nas articulações de forma simétrica (nos dois lados do corpo),
  • Dificuldade de movimentar a articulação devido a dor e a rigidez, que faz com que a articulação fique 'presa',
  • Além de fraqueza muscular.

Assim quando uma pessoa tem artrite nas mãos é comum haver sintomas como dor e dificuldade para abrir e fechar as mãos e falta de força nas mãos que pode ser observada ao tentar segurar 1 copo de água ou abrir a maçaneta da porta, por exemplo.

Sinais inflamatórios devido artrite reumatoideSinais inflamatórios devido artrite reumatoide
Sinais de deformidade devido artrite reumatoideSinais de deformidade devido artrite reumatoide

Os sintomas que podem indicar artrite reumatoide avançada podem ser:

  • Dor intensa e inchaço na articulação;
  • Sensação de ardência ou vermelhidão;
  • Rigidez na articulação afetada, principalmente ao acordar e
  • Podem surgir nódulos embaixo da pele.

A artrite reumatoide é uma doença ortopédica auto-imune, onde as cartilagens, ligamentos e ossos vão se deteriorando com o passar do tempo. Veja também os Sintomas de Reumatismo nos ossos.

O que fazer em caso de suspeita de artrite reumatoide

Quando a pessoa suspeita que está com artrite reumatoide porque apresenta os sintomas acima citados deve ir ao ortopedista para que ele observe as articulações, seu estado de saúde geral e peça exames como raio x ou ressonância magnética para observar a extensão e a gravidade da lesão.

O médico também pode indicar o uso de remédios para aliviar a dor e a inflamação e indicar a fisioterapia para melhorar o bem-estar, diminuindo a dor e restabelecendo a função, além de prevenir que deformidades se instalem. Apesar de não ter cura a artrite reumatoide deve ser tratada porque se não tratar pode haver uma piora progressiva da lesão, que dificulta a vida do paciente podendo gerar dependências de outros.

Como aliviar a dor da artrite reumatoide

O que se pode fazer em casa para aliviar a dor da artrite reumatoide é mergulhar a articulação dolorida em água morna, movimentando-a aos poucos, deixando a água morna atuar por cerca de 15 a 20 minutos.

Em caso de artrite nos joelhos é aconselhado evitar ficar mais de 1 hora de pé ou caminhar por longos percursos. Uma boa estratégia é colocar uma toalha molhada em água morna em cima dos joelhos ou usar uma compressa de gel que se compra na farmácia.

Em todo caso a fisioterapia é sempre indicada porque possui recursos que podem trazer alívio da dor e melhora da função, podendo ser realizada diariamente ou conforme a necessidade e condição financeira do paciente. Veja como deve ser o tratamento da artrite reumatoide na gravidez.

O que acontece se não tratar a artrite reumatoide

As complicações relacionadas com a artrite reumatoide que podem surgir quando esta não é tratada podem ser:

  • A deformidade das áreas atingidas;
  • A perda progressiva das funções da articulação;
  • Ruptura dos tendões e ligamentos;
  • Instabilidade da coluna, quando são afetadas as articulações da própria coluna, quadris, joelhos ou tornozelos.

Ao identificar qualquer sintoma acima citados o indivíduo deve procurar um ortopedista para dar início ao tratamento adequado, que inclui medicamentos e fisioterapia. Os exercícios fisioterapêuticos podem ser feito em casa e são uma excelente ajuda para aliviar os sintomas, confira alguns exemplos: Exercícios para artrite.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...