Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como ter uma Gravidez Saudável

O segredo para garantir um gravidez saudável está na alimentação balanceada, que além de garantir um ganho de peso adequado para a mãe e para o bebê, previne problemas que ocorrem frequentemente na gravidez, como anemia ou cãibras, por exemplo, que podem prejudicar a qualidade de vida da mãe e do bebê.

As necessidades de proteínas, vitaminas e minerais aumentam muito na gravidez e, por isso, é importante comer alimentos mais nutritivos, para que assim o bebê receba todos os nutrientes que precisa para se desenvolver perfeitamente garantindo que tenha um correto desenvolvimento mental, evitando baixo peso ao nascer e até malformações, como espinha bífida.

Como ter uma Gravidez Saudável

Quantas calorias a grávida precisa por dia

Embora as necessidades calóricas da mãe aumente apenas 10 calorias por dia no 1º trimestre, durante o 2º trimestre o aumento diário chega a 350 Kcal e no 3º trimestre de gestação alcança um aumento de 500 Kcal por dia.

Nutrientes essenciais na gravidez

Durante a gravidez, para garantir um bom desenvolvimento do bebê e a saúde da mãe é necessário ingerir maior quantidade de alguns nutrientes, principalmente ácido fólico, magnésio, ferro, iodo, zinco e selênio.

  • Ácido fólico - A suplementação de ácido fólico em comprimidos deve ser iniciada, no mínimo, 3 meses antes da gravidez, sob indicação médica, para evitar malformações no bebê e só deve ser terminada quando o médico indicar. Veja outros alimentos ricos em ácido fólico em: Alimentos ricos em ácido fólico.
  • Selênio e zinco - Para atingir a quantidade de selênio e zinco basta comer uma castanha-do-pará todos os dias. Essa suplementação natural ajuda a evitar o aparecimento de malformações no bebê e o mau funcionamento da tireoide.
  • Iodo - Apesar da quantidade de iodo ser maior durante a gravidez, dificilmente há carência nesse mineral e, por isso, não é necessário suplementar porque está presente no sal iodado.
  • Magnésio - Para alcançar a quantidade ideal de magnésio durante a gestação pode-se acrescentar na alimentação uma vitamina com 1 xícara de leite, 1 banana e 57 g de sementes de abóbora moída, que tem 531 calorias e 370 mg de magnésio.
  • Proteína - Para comer a quantidade de proteína a mais que é necessária durante a gravidez basta acrescentar na alimentação 100 g de carne ou 100 g de soja e 100 g de quinoa, por exemplo. Para saber mais veja: Alimentos ricos em proteínas.

A suplementação desses nutrientes também pode ser feita em comprimidos, de acordo com a recomendação médica.

Outras vitaminas, como a A, C, B1, B2, B3, B5, B6 ou B12, também são importantes durante a gravidez, mas a sua quantidade é facilmente atingida pela alimentação e não é necessária qualquer suplementação.

Veja também: Suplementos vitamínicos naturais para grávidas.

Quantos quilos a grávida pode engordar

Se antes de engravidar a mãe tinha o peso normal, com IMC entre 19 e 24, ela deverá engordar entre 11 e 13 quilos durante toda a gravidez. Isso significa um ganho de peso de 1 a 2 Kg nos primeiros três meses de gestação, no segundo trimestre um aumento entre 4 e 5 Kg, e mais 5 ou 6 quilos depois dos 6 meses até o bebê nascer, no terceiro trimestre.

Caso a mãe, antes de engravidar, tenha um IMC menor do que 18, o ganho de peso saudável se encontra entre 12 até 17 Kg para os 9 meses de gestação. Por outro lado, se a mãe está acima do peso com um IMC entre os 25 e os 30 o ganho de peso saudável ronda os 7 Kg.

semanas
Erro
m
Erro
kg
Erro
kg
Erro
Atenção: Esta calculadora não é adequada em caso de gravidez múltipla.
Imagem que indica que o site está fazendo loading

Veja também como garantir uma gravidez saudável depois dos 30 anos em: Cuidados durante a gravidez de alto risco.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...