Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fortalecer os ossos na Menopausa

Comer bem, investindo nos alimentos ricos em cálcio e fazer exercícios são ótimas estratégias naturais para fortalecer os ossos, mas em alguns casos o ginecologista ou nutricionista poderá indicar a toma de um suplemento de cálcio para garantir ossos fortes e prevenir as fraturas e suas complicações.

Caso a mulher suspeite de problemas nos ossos, deve consultar um clínico geral para avaliar a sua saúde óssea através do exame de densitometria e iniciar o tratamento adequado, que pode incluir remédios para reposição hormonal ou suplementos alimentares.

Para fortalecer os ossos na menopausa a mulher deve:

  • Comer Alimentos ricos em cálcio e vitamina D pelo menos 3 vezes por dia: ajudam a fortalecer a massa óssea e a tornar os ossos mais fortes;
  • Expor-se ao sol nas primeiras horas do dia e sem filtro solar: promove a absorção de vitamina D, aumentando o efeito do cálcio nos ossos;
  • Dar preferência para alimentos enriquecidos em vitamina D, como iogurte Densia, Margarina Becel, Leite Parmalat ou Ovos GoldenD: melhoram as reservas de vitamina D, aumentando a absorção de cálcio pelos ossos;
  • Praticar exercício físico 30 minutos por dia: ajuda a tornar os ossos fortes e a manter a mobilidade e a flexibilidade;
  • Evitar comer alimentos ricos em ferro nas mesmas refeições que o cálcio: a absorção de ferro dificulta a entrada de cálcio nos ossos.

É importante seguir estas dicas pois, após a menopausa, acontece uma grande perda de hormônios, provocando diminuição da massa óssea e deixando os ossos mais finos e fracos. Assim, depois da menopausa é comum o surgimento de osteoporose que pode levar a fraturas nos ossos ou deformação da coluna vertebral, ficando corcunda.

Assista o vídeo a seguir para saber o que mais você pode fazer para garantir ossos fortes e saudáveis com a nutricionista Tatiana Zanin e a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro:

Para complementar o tratamento, é recomendado que as mulheres evitem fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, pois diminuem a absorção de cálcio e vitamina D pelo organismo.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...