Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer do seu filho um adulto confiante

Durante a educação da criança e do adolescente, os pais devem estar atentos para elogiar o esforço que a criança fez para tentar aprender alguma coisa nova, porque elogiar somente bons resultados pode fazer com que ela só mostre interesse por aquilo que já domina, travando quando se encontra diante de um novo desafio.

Isso acontece porque elogiar apenas o sucesso faz com que a criança tenha medo de tentar atividades mais difíceis, que ela ainda não domina, por medo de falhar e não receber nenhum elogio.

Isso pode se refletir quando a criança só recebe elogios quando faz bem a coreografia do ballet, mas não alcança bons resultados nas aulas de música, por exemplo. Se os pais só enfatizarem como ela é boa no ballet, ela vai achar que nunca será boa nas aulas de música, ficando desmotivada e perdendo seu interesse por estas aulas.

Assim, o ideal é elogiar o seu esforço de tentar aprender, pois isso irá mantê-la motivada para enfrentar novos desafios e desenvolver novas habilidades, se tornando uma criança mais desinibida e mais confiante.

Elogiar o esforço estimula a criança a enfrentar novos desafiosElogiar o esforço estimula a criança a enfrentar novos desafios

Como elogiar seu filho para que ele seja mais confiante

Para elogiar seu filho de forma que ele seja mais confiante, experimente algumas ações simples no dia a dia, como por exemplo dizer: Muito bem, você está tentando e já chegou até aqui. Agora vamos ver se consegue chegar até ali.

Ao ler um livro, por exemplo, a criança deve ser elogiada pelo esforço de aprender a ler e pelo tempo investido nesta atividade, ao invés de elogiá-la por ter chegado ao fim do livro e saber contar com detalhes toda a história lida.

O mesmo tipo de elogio deve ser feito em relação às notas na escola, ao esporte praticado e à pequenas habilidades do dia a dia, como se vestir sozinha, arrumar o quarto ou comer frutas e legumes, por exemplo.

O importante é fazer pequenos elogios durante o passo a passo e se a criança ficar triste por não chegar ao objetivo final, diga: Muito bem! Por hoje está bom, você já fez o que podia e realmente é muito difícil chegar até aqui. Agora vamos ver se amanhã conseguiremos fazer ainda mais.

Como elogiar o comportamento

Além das atividades que seu filho faz, também é importante elogiar seus bons comportamentos. Assim, para estimular a educação e o crescimento pessoal, a família deve elogiar quando a criança é gentil e educada com alguém, quando é generosa ou quando favorece o próximo ao invés de si própria.

Outro ponto importante é elogiar quando ela aceitar um “não” sem fazer birra ou chorar, para entender que os “nãos” fazem parte da vida e devem ser enfrentados de forma madura.

Quando elogiar a criançaQuando elogiar a criança

Como presentear uma conquista

É comum os pais darem doces, brinquedos ou idas ao cinema após uma conquista do filho, mas isso não deve se tornar rotina, pois a criança precisa aprender a enfrentar os desafios para o seu próprio crescimento, e não apenas para ganhar um novo presente.

Reforçar uma atitude com recompensas é uma boa forma de estimular a criança, mas tanto o presente quanto o elogio devem ser dados apenas diante de uma verdadeira conquista, quando a criança realmente teve que se esforçar para obter um bom resultado. O que se pode fazer para valorizar cada conquista é verbalizar a sua alegria pelo esforço do seu filho, com um sorriso e um abraço para que ele perceba que mais importante que os presentes é a presença de pessoas queridas à nossa volta.

Para melhorar a alimentação da criança, veja como fazer a criança comer frutas e legumes.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...