Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer sabonete líquido

Esta receita é muito simples de fazer e econômica, sendo uma ótima estratégia para manter a pele limpa e saudável. Você só precisa de 1 sabonete em barra de 90g e 300 mL de água, e se preferir, pode adicionar algumas gotinhas de óleo essencial de sua preferência para melhorar o perfume do seu sabonete caseiro.

Para fazer basta ralar o sabonete usando um ralador grosso e depois coloque-o numa panela e leve ao fogo ao fogo médio juntamente com a água. Mexa sempre e não deixe queimar, levantar fervura ou cozinhar. Após esfriar adicione as gotinhas do óleo essencial e coloque num recipiente para sabonete líquido.

Como fazer sabonete líquido

Qual o melhor sabonete para você

Cada área do nosso corpo precisa de um sabonete específico porque o pH do rosto, do corpo e da região íntima não é o mesmo. Com a receita que indicamos aqui você pode economizar e criar a sua versão líquida de todos os sabonetes que precisar ter em casa.

Este sabonete líquido caseiro é menos agressivo para pele mas cumpre seu dever de limpar adequadamente a pele. Veja na tabela a seguir o tipo de sabonete ideal para cada situação:

Tipo de saboneteRegião do corpo mais indicada
Sabonete íntimoSomente região genital
Sabonete antissépticoEm caso de feridas infectadas - Não usar no dia a dia
Sabonete com ácido salicílico e enxofreÁreas com Acne
Sabonete infantilRosto e corpo de bebês e crianças

Quando usar sabonete antisséptico

Os sabonetes antibacterianos como Soapex ou Protex, contém triclosan, e são mais indicados para lavar feridas infectadas, mas para que tenha efeito é preciso que o sabonete esteja em contato com a pele durante 2 minutos.

Os sabonetes antissépticos não são indicados para serem usados no dia a dia, nem no corpo, nem no rosto porque combatem todo tipo de micro-organismo, até mesmo os bons que ajudam a proteger a pele, deixando-a mais propensa a irritações.

A principal diferença entre eles é que o sabonete comum apenas remove as bactérias da pele, enquanto que o sabonete antibacteriano mata mesmo, o que não é bom para o meio ambiente. Além disso, com o passar do tempo eles deixam de ser tão eficazes porque as bactérias se tornam resistentes, ficando ainda mais fortes, dificultando o até mesmo o efeito dos remédios antibióticos. 

Assim, para o dia a dia, pessoas saudáveis não precisam lavar as mãos, nem tomar banho com sabonete antibacteriano porque somente a água limpa e o sabonete comum, já são eficazes para limpar a pele e refrescar o corpo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...