Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como falar em público

Falar em público pode ser uma situação que causa muito desconforto para algumas pessoas, o que pode resultar em suor frio, voz trêmula, frio na barriga, esquecimento e gagueira, por exemplo. Porém, o desempenho na frente de mais de uma pessoa é importante tanto no quesito pessoal como também no profissional.

Para diminuir os sinais de nervosismo e permitir que as pessoas falem de forma mais tranquila, confiante e segura na frente de várias pessoas, há várias técnicas e dicas que garantem o sucesso na hora de falar em público, como técnicas de relaxamento e leitura em voz alta, por exemplo.

Como falar em público

Exercícios para falar em público sem gaguejar

A gagueira normalmente surge devido à timidez, vergonha, insegurança ou nervosismo na hora de falar para mais de uma pessoa, o que pode ser solucionado por meio de alguns exercícios que relaxam a voz e a mente, ajudando a diminuir a gagueira, como por exemplo:

  • Ler um texto em voz alta e de forma clara na frente do espelho e depois ler o mesmo texto para uma, duas ou um grupo de pessoas a medida que for se sentindo mais confortável;
  • Caso gagueje, assuma que gaguejou, pois isso dá mais confiança para pessoa e faz com que fique mais confortável diante dessas situações;
  • Fazer exercícios de relaxamento para a mente, como meditação, por exemplo, pois permite que se tenha mais atenção à respiração, o que ajuda a relaxar - Confira 5 passos para meditar sozinho;
  • Além de ler um texto na frente do espelho, tentar falar sobre qualquer outra coisa, desde como foi o seu dia como também um assunto aleatório, pois isso ajuda nos momentos em que algo não acontece como planejado, o que poderia deixar a pessoa nervosa e, consequentemente, gaguejar;
  • Tentar colocar ritmo na fala, pois quando as palavras são prolongadas, passam a ser pronunciadas de forma mais natural, diminuindo a gagueira.

Além disso, quando na frente de uma plateia, para evitar não só a gagueira, mas também o nervosismo, pode-se evitar olhar diretamente para as pessoas, focando em pontos mais ao fundo da sala. À medida que a pessoa for se sentindo mais confiante e confortável, é importante fazer contato visual com a plateia, pois isso dá mais credibilidade ao que se está dizendo. Saiba mais sobre os exercícios para a gagueira.

Como falar em público

Dicas para falar em público

É normal que o nervosismo surja antes de uma entrevista de emprego, apresentação de um trabalho, palestra ou de um projeto importante, por exemplo. Porém, existem dicas que ajudam a relaxar e tornar o momento mais leve, como pro exemplo:

1. Conhecer o público

Uma das formas de ganhar confiança na hora de falar em público é conhecer a sua plateia, ou seja, saber para quem vai falar, idade média, grau de escolaridade e de conhecimento sobre o assunto, por exemplo. Assim, é possível construir um diálogo voltado para o público, o que pode tornar o momento mais descontraído.

2. Respirar

A respiração é um fator fundamental, pois ajuda a relaxar nos momentos de nervosismo e ansiedade. É interessante prestar atenção na respiração para que possa relaxar e deixar o momento mais leve e natural. Além disso, quando a apresentação é muito longa, é interessante fazer uma pausa para regularizar a respiração e organizar os pensamentos, por exemplo.

3. Estudar e praticar

O estudo e a prática permitem que a pessoa se sinta mais segura na hora de apresentar determinado assunto para o público. É interessante praticar várias vezes em voz alta na frente do espelho, por exemplo, para que a pessoa se sinta mais confiante e à medida que isso acontece, apresentar para outras pessoas.

É importante que durante a apresentação a pessoa não fique segurando muitos papéis, por exemplo, ou fale de forma mecânica. É mais válido que esteja com pequenos cartões que guiem a apresentação, por exemplo, além de falar de forma descontraída, como se fosse uma conversa. Isso faz com que o público se interesse mais, a apresentação não seja mais monótona e a pessoa que está apresentando se sinta mais à vontade.

4. Usar recursos visuais

Uma alternativa para os cartões, são os recursos visuais, que permite que a pessoa construa a apresentação de forma coerente e não fique tão monótona, podendo ser adicionados vídeos ou textos, por exemplo. Além de tornar a apresentação mais dinâmica e interessante, os recursos visuais funcionam como um suporte para o apresentador, principalmente nas horas de nervosismo ou esquecimento.

5. Linguagem corporal

A linguagem corporal durante a apresentação mostra ao público como a pessoa está se sentindo. Por isso, é importante adotar uma postura de confiança e seriedade, evitando ficar estático, realizar o mesmo movimento a cada minuto ou ficar encostado em determinado objeto, por exemplo, isso pode mostrar ao público um pouco de insegurança e nervosismo.

É interessante gesticular durante a apresentação, interagir com o público, mesmo que somente através de olhares, falar com confiança e fazer alguns truques para disfarçar o tremor das mãos, caso aconteça. É importante também cuidar a aparência, no que diz respeito a estar adequado ao ambiente, de modo a transmitir uma imagem de seriedade e confiança.

6. Não tenha medo de perguntas

É normal que durante ou após as apresentações surjam perguntas e isso pode deixar a pessoa bastante nervosa. No entanto, uma das formas de verificar o sucesso da sua apresentação é através de questionamentos, ou seja, é positivo que as pessoas tenha dúvidas, isso interesse. Por isso, é importante que durante a apresentação a pessoa se deixe aberta a perguntas e saiba conduzi-las de modo claro e confortável. Para isso, é preciso estar confiante e com o domínio sobre o assunto apresentado.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar